OS ESPAÇOS DAS CIDADES E DAS ESCOLAS: É POSSÍVEL PENSAR OUTROS TERRITÓRIOS COM AS CRIANÇAS?

Autores

  • Aline Rodrigues Univates
  • Cláudia Inês Horn

Palavras-chave:

Espaços. Crianças. Instituição escolar.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças, ao longo da trajetória histórica, tanto nas cidades quanto na instituição escolar, marcados pelos seus dispositivos de controle, governo de condutas e padronização. Problematizamos os espaços institucionalizados para as crianças, constituindo-se como paisagens comuns de formas de ser, de estar e de se movimentar e, em especial, a escola, instituição disciplinar central de governamento. Propõe-se a possibilidade de construir, pensar e potencializar territórios com as crianças, a partir de suas contribuições, uma vez que as destacamos como sujeitos competentes, criativos e críticos.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

RODRIGUES, Aline; HORN, Cláudia Inês. OS ESPAÇOS DAS CIDADES E DAS ESCOLAS: É POSSÍVEL PENSAR OUTROS TERRITÓRIOS COM AS CRIANÇAS?. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 2, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/757. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos