OS ESPAÇOS DAS CIDADES E DAS ESCOLAS: É POSSÍVEL PENSAR OUTROS TERRITÓRIOS COM AS CRIANÇAS?
Palavras-chave:
Espaços. Crianças. Instituição escolar.Resumo
Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças, ao longo da trajetória histórica, tanto nas cidades quanto na instituição escolar, marcados pelos seus dispositivos de controle, governo de condutas e padronização. Problematizamos os espaços institucionalizados para as crianças, constituindo-se como paisagens comuns de formas de ser, de estar e de se movimentar e, em especial, a escola, instituição disciplinar central de governamento. Propõe-se a possibilidade de construir, pensar e potencializar territórios com as crianças, a partir de suas contribuições, uma vez que as destacamos como sujeitos competentes, criativos e críticos.Downloads
Publicado
30-12-2013
Como Citar
RODRIGUES, Aline; HORN, Cláudia Inês. OS ESPAÇOS DAS CIDADES E DAS ESCOLAS: É POSSÍVEL PENSAR OUTROS TERRITÓRIOS COM AS CRIANÇAS?. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 2, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/757. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Aline Rodrigues, Cláudia Inês Horn
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.