MODELAR: UMA COMPETÊNCIA NECESSÁRIA PARA A APREENSÃO DA REALIDADE QUÍMICA
Palavras-chave:
Concepções de ciência. Positivismo. Modelo. Realidade química.Resumo
Esta investigação objetivou avaliar o grau de entendimento sobre realismo científico de estudantes de um curso de Química. Para tal, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de informações empíricas relacionadas a compreensões sobre aspectos do conhecimento científico enquanto descritivos da realidade. Escolheram-se quatro questões, pelas quais se verificou nas manifestações dos participantes baixo grau de realismo em relação à mutabilidade temporal da verdade científica e às mudanças do conhecimento nas ciências em relação à Mecânica Newtoniana e à Relativística. Depreende-se que a visão de ciência e da natureza do conhecimento científico por parte dos graduandos em Química situa-se no referencial epistemológico positivista, que possivelmente se constrói/consolida no curso acadêmico, devido às concepções de seus formadores sobre a natureza do conhecimento científico nessa mesma vertente filosófica, e que definem suas propostas didático-pedagógicas. A vivência formativa do professor de Química nesse contexto também determina suas compreensões sobre os processos de ensinar e aprender.Downloads
Publicado
30-12-2013
Como Citar
DEL PINO, José Claudio. MODELAR: UMA COMPETÊNCIA NECESSÁRIA PARA A APREENSÃO DA REALIDADE QUÍMICA. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 2, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/756. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 José Claudio Del Pino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.