CLUBE DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3995

Palavras-chave:

Alfabetização científica, extensão, clube de ciências

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma proposta de atividade de extensão levando em conta o contexto da função social da Universidade na promoção da educação científica. O Clube de Ciências, realizado em uma escola de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, contou com as atividades destinadas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio e integrou as disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio. Teve como pilares a problematização de temas cotidianos, a educação científica e a divulgação científica. Três ciclos temáticos foram desenvolvidos: “Cinecatástrofe”, “Senso Comum em Pauta: Orgânico x Industrializado” e “O Encontro das Artes com as Ciências”. A metodologia envolveu discussões, pesquisas e elaboração de materiais de divulgação científica. A análise dos dados revela o impacto positivo da extensão no desenvolvimento de uma educação científica que valoriza o contexto e a realidade dos estudantes, possibilitando o surgimento de uma compreensão científica mais acessível e socialmente engajada.

Biografia do Autor

Andrey de Lima Czolpinski, UFRGS

Formado em Licenciatura em Química na UFRGS (2021), mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Professor de educação básica no ensino de Química desde 2019.

Rafael da Costa Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação técnica em química pelo Instituto Federal - RS (2010). Graduado no curso de Bacharelado em Química na UFRGS (2013). Atuou como bolsista Cnpq (IC) em pesquisa acadêmica na área de energias renováveis, com foco na obtenção de materiais semicondutores, métodos de caracterização de amostras, principalmente métodos eletroquímicos e microscopia, com foco na aplicação em células solares (2011-2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisa na área de dispositivos fotoeletroquímicos, tendo por foco síntese de materiais semi-condutores com estrutura core/shell (2016). Licenciado em química pela UFRGS (2021), com pesquisas nas áreas de metodologias ativas de ensino e cognitivismo. Atualmente é aluno de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisa sobre a Qu´´ímica no Youtube: discutindo especificidades para um ensino não formal acessível.

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Química Orgânica do Instituto do Química da UFRGS. Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Atua como docente e orientadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Técnica em química pela Fundação Liberato (2000) possui graduação em Química Licenciatura pela ULBRA (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2010) e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). Possui doze anos de experiência em indústrias químicas, nos seguimentos têxtil, alimentos e tintas; atuando em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e de processos e planejamento e controle da produção. Atua nas áreas: teorias de aprendizagem, iniciação científica, estratégias de ensino, formação de professores, história e contextualização da química, ensino de química orgânica e estereoquímica.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

CZOLPINSKI, Andrey de Lima; DA COSTA BRITO, Rafael; TRAJANO RAUPP, Daniele. CLUBE DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3995. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3995. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos