CLUBE DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3995Palavras-chave:
Alfabetização científica, extensão, clube de ciênciasResumo
Este relato de experiência apresenta uma proposta de atividade de extensão levando em conta o contexto da função social da Universidade na promoção da educação científica. O Clube de Ciências, realizado em uma escola de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, contou com as atividades destinadas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio e integrou as disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio. Teve como pilares a problematização de temas cotidianos, a educação científica e a divulgação científica. Três ciclos temáticos foram desenvolvidos: “Cinecatástrofe”, “Senso Comum em Pauta: Orgânico x Industrializado” e “O Encontro das Artes com as Ciências”. A metodologia envolveu discussões, pesquisas e elaboração de materiais de divulgação científica. A análise dos dados revela o impacto positivo da extensão no desenvolvimento de uma educação científica que valoriza o contexto e a realidade dos estudantes, possibilitando o surgimento de uma compreensão científica mais acessível e socialmente engajada.
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Copyright (c) 2024 Andrey de Lima Czolpinski, Rafael da Costa Brito, Daniele Trajano Raupp
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