NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO DURANTE A PANDEMIA: INTERFACES ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Andressa Silveira da Silva Furg
  • Rita de Cássia Maciazeki-Gomes

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3988

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Extensão, Narrativas, Grupo

Resumo

A pandemia de Covid-19 imprimiu significativas mudanças nos nossos modos de viver e de cuidar. Este estudo retoma as narrativas das experiências de cuidado de um grupo on-line intitulado Cuidarte, com enfoque na ajuda e suporte mútuos, voltado a estudantes universitários. E, tem por objetivo refletir sobre as contribuições do Cuidarte na articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão universitária, durante o período de pandemia da Covid-19. Os dados produzidos partem de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, ancorada nos preceitos da pesquisa narrativa. Foram utilizados os registros das escritas dos textos de campo, relatos dos participantes durante os encontros do grupo, além do material expressivo produzido pelo grupo, como fotografias e vídeos, e, ainda, o conteúdo compartilhado na página do Instagram do Cuidarte. As composições de sentidos mostram que o Cuidarte contribuiu para a formação dos estudantes, evidenciando que as ações desenvolvidas não só ampliaram o conhecimento científico, como também possibilitaram o desenvolvimento de um ambiente colaborativo, de trocas e produção compartilhada de cuidado. Destaca-se a atuação da universidade junto à comunidade no desenvolvimento de ações de extensão, articuladas com ações de ensino e pesquisa, durante o período pandêmico.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

SILVEIRA DA SILVA, Andressa; MACIAZEKI-GOMES, Rita de Cássia. NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO DURANTE A PANDEMIA: INTERFACES ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3988. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3988. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos