NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO DURANTE A PANDEMIA: INTERFACES ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3988Palavras-chave:
Ensino, Pesquisa, Extensão, Narrativas, GrupoResumo
A pandemia de Covid-19 imprimiu significativas mudanças nos nossos modos de viver e de cuidar. Este estudo retoma as narrativas das experiências de cuidado de um grupo on-line intitulado Cuidarte, com enfoque na ajuda e suporte mútuos, voltado a estudantes universitários. E, tem por objetivo refletir sobre as contribuições do Cuidarte na articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão universitária, durante o período de pandemia da Covid-19. Os dados produzidos partem de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, ancorada nos preceitos da pesquisa narrativa. Foram utilizados os registros das escritas dos textos de campo, relatos dos participantes durante os encontros do grupo, além do material expressivo produzido pelo grupo, como fotografias e vídeos, e, ainda, o conteúdo compartilhado na página do Instagram do Cuidarte. As composições de sentidos mostram que o Cuidarte contribuiu para a formação dos estudantes, evidenciando que as ações desenvolvidas não só ampliaram o conhecimento científico, como também possibilitaram o desenvolvimento de um ambiente colaborativo, de trocas e produção compartilhada de cuidado. Destaca-se a atuação da universidade junto à comunidade no desenvolvimento de ações de extensão, articuladas com ações de ensino e pesquisa, durante o período pandêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andressa Silveira da Silva, Rita de Cássia Maciazeki-Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.