FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3985Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Atividade Experimental Investigativa, Sequência de Ensino por InvestigaçãoResumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em um curso de Formação de Docentes de nível médio profissionalizante, sendo utilizado como aporte teórico o Ensino por Investigação e a Teoria da Aprendizagem Significativa. A pesquisa se apresenta como de natureza qualitativa. Para a produção dos dados, utilizamos a Sequência de Ensino Investigativa, atendendo ao referencial adotado. Foram apresentados aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio roteiros de experimentos caracterizados como “receita de bolo” com o objetivo de verificar o processo de adaptação para roteiro experimental investigativo, antes e após o estudo teórico. A análise dos dados ocorreu a partir da construção de um quadro analítico com as sete etapas da Sequência de Ensino Investigativa, juntamente com os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Com base nos resultados obtidos, é possível observar uma progressão no entendimento dos conceitos referentes à atividade investigativa em todos os roteiros após o estudo teórico, com indícios dos referenciais adotados. Observamos também que as ações realizadas podem/puderam contribuir para a formação inicial das futuras professoras como também para atuação no Ensino de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.
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