TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS HUMBERTO E SUELI
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3950Palavras-chave:
Inclusão, História em Quadrinhos, SurdoResumo
As Histórias em Quadrinhos são textos verbovisuais presentes no cotidiano das crianças e jovens, por isso, trabalhá-las no espaço escolar pode ser uma alternativa para abordar assuntos diversos. Deste modo, este artigo tem como objetivo discutir as percepções sobre a pessoa surda a partir da representação dos personagens Humberto e Sueli no que se refere a sua constituição e a sua participação em quatro histórias da Turma da Mônica, bem como os desafios para inseri-las nas aulas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com dados bibliográficos e documentais. Os resultados mostram que há uma inconstância nas características do personagem Humberto porque ele foi construído em um perspectiva clínico-terapêutica da surdez, que enfatiza a perda auditiva e as barreiras comunicativas que surgem em função da sua condição. Já Sueli representa a abordagem sócio-antropológica da surdez, pois se constitui em uma minoria linguística usuária da Libras. Logo, ao utilizar estes textos em sala de aula, é fundamental problematizá-los para desmitificar as ideias errôneas sobre o surdo de modo a favorecer a remoção de barreiras atitudinais e na comunicação e informação.
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