TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS HUMBERTO E SUELI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3950

Palavras-chave:

Inclusão, História em Quadrinhos, Surdo

Resumo

As Histórias em Quadrinhos são textos verbovisuais presentes no cotidiano das crianças e jovens, por isso, trabalhá-las no espaço escolar pode ser uma alternativa para abordar assuntos diversos. Deste modo, este artigo tem como objetivo discutir as percepções sobre a pessoa surda a partir da representação dos personagens Humberto e Sueli no que se refere a sua constituição e a sua participação em quatro histórias da Turma da Mônica, bem como os desafios para inseri-las nas aulas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com dados bibliográficos e documentais. Os resultados mostram que há uma inconstância nas características do personagem Humberto porque ele foi construído em um perspectiva clínico-terapêutica da surdez, que enfatiza a perda auditiva e as barreiras comunicativas que surgem em função da sua condição. Já Sueli representa a abordagem sócio-antropológica da surdez, pois se constitui em uma minoria linguística usuária da Libras. Logo, ao utilizar estes textos em sala de aula, é fundamental problematizá-los para desmitificar as ideias errôneas sobre o surdo de modo a favorecer a remoção de barreiras atitudinais e na comunicação e informação.

Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS HUMBERTO E SUELI . Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3950. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3950. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos