TRADUÇÕES DO CONCEITO DE SAÚDE NOS PROCESSOS DE CUIDADO: PERSPECTIVAS DE PESSOAS COM CÂNCER
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3944Palavras-chave:
Tradução, Oncologia, Saúde, Letramento em saúde, Educação em SaúdeResumo
Como materialização e expressão do conceito de saúde na dinâmica de vida das pessoas, o letramento em saúde é uma importante ferramenta e se apresenta como conhecimentos e capacidades das pessoas para acessarem, compreenderem e aplicarem diferentes informações acerca da saúde, de forma a poderem tomar decisões cotidianas que previnam doenças e ampliem sua qualidade de vida. Este texto propõe integrar, de uma forma exploratória, esta abordagem dos processos de letramento em saúde – especialmente dos modos de elaboração do conceito de saúde – num grupo de pacientes oncológicos, usuários do SUS. Para tanto, tomamos o tema do letramento em saúde em uma perspectiva específica: a noção de tradução de Jacques Derrida. E o fazemos a partir de uma escuta de elementos vivenciais associados à composição do conceito de saúde nas narrativas dos participantes. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas. Estas entrevistas foram analisadas com base no método otobiográfico. A análise – embora tenha ocorrido de forma circunscrita a um grupo reduzido de participantes – aponta pistas para um pensamento crítico acerca do letramento em saúde, visibilizando o valor de vivências que nutrem modos de conduzir a vida, de entender as dinâmicas de tratamento e de viver com qualidade. O olhar para o letramento em saúde a partir de processos tradutórios, entendidos como vias de fuga aos conceitos tomados de forma dogmática e absoluta, servem à apropriação criativa de conhecimentos e à abertura a processos de co-criação, por parte de profissionais de saúde e de usuários dos serviços.
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