DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3938

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Remoto, Ensino Fundamental

Resumo

O ensino remoto emergiu como uma solução temporária durante a pandemia da COVID-19, enfrentando desafios significativos tanto para estudantes quanto para professores. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de mapear as dificuldades e as estratégias eficazes empregadas no ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental durante a pandemia. Foram analisados estudos de diversas bases de dados, seguindo a metodologia Systematic Search Flow (SSF), através da qual foram categorizadas as principais barreiras, como falta de infraestrutura, acesso limitado à internet e pouca formação docente em tecnologias digitais. Além disso, foram destacadas as práticas pedagógicas inovadoras que ajudaram a mitigar esses problemas, como o uso de recursos interativos e a adaptação de objetivos de conhecimento. Os resultados apontam a necessidade de investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas públicas para uma educação mais inclusiva e eficaz.

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

PEREIRA REBOUÇAS JÚNIOR, José; IAQCHAN RYOKITI HOMA, Agostinho. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3938. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3938. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos