REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIAS: SEU ESTADO DA ARTE E UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA EM SÃO GONÇALO-RJ

Autores

  • Lucas Salgueiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4111-2685
  • Arthur Vianna Ferreira Universidade Católica Portuguesa (UCP) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3931

Palavras-chave:

Representações sociais, violências, práticas socioeducativas, análise estado da arte

Resumo

Este estudo aborda as representações sociais de violências, analisando o estado atual das pesquisas em Teoria das Representações Sociais (TRS) sobre esse fenômeno, e um estudo de caso em um projeto socioeducativo no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo-RJ. A pesquisa se fundamenta na necessidade de compreender as representações sociais da violência em contextos desafiadores marcados por desigualdades socioeconômicas e pela presença de altos índices de violências e criminalidade. O embasamento teórico inclui, sobretudo, os campos da Psicologia Social, Sociologia e Educação. Os objetivos principais foram: discutir a relação entre o fenômeno das violências a partir da Teoria das Representações Sociais; analisar a produção atual acerca das representações sociais de violências no Brasil; apresentar, como estudo de caso, alguns dos resultados principais de uma pesquisa acerca das representações sociais de violências realizada em um projeto socioeducativo em São Gonçalo. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica qualitativa – estado da arte – e a análise retórico-filosófica do discurso para desvelar as representações almejadas a partir dos diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram lacunas na pesquisa acadêmica sobre representações sociais de violência, destacando a necessidade de investigações mais aprofundadas, especialmente em contextos pouco explorados como o estado do Rio de Janeiro e territórios favelados. As práticas socioeducativas observadas refletem as complexas representações de violência, destacando a percepção de desvio e ações de mitigação por parte dos educadores sociais. Conclui-se que as violências diretas e estruturais são amplamente reconhecidas, indicando desigualdades significativas na vida dos residentes do local investigado.

Biografia do Autor

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-graduando (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi monitor das disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social durante a graduação, e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Extensão Fora da Sala de Aula da UERJ/FFP. Professor da Educação Básica na rede privada.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade Católica Portuguesa (UCP) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Pós-Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Regional Porto - Portugal. Sócio provisório da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação desde 2024. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em diversas áreas da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998), Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolívia (UCSP-2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Brasília (FABRAS-2020). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância em cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social. 

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

LOPES, Lucas Salgueiro; VIANNA FERREIRA, Arthur. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIAS: SEU ESTADO DA ARTE E UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA EM SÃO GONÇALO-RJ. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3931. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3931. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos