DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3930Palavras-chave:
Educação, Formação de Professores, Letramento Digital.Resumo
Esse trabalho apresenta uma rápida contextualização sobre a importância do letramento digital no vasto campo de atuação pedagógica dos professores, diante dos diversos desafios impostos pelo dinamismo das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A contribuição que pretendo trazer parte dos estudos empreendidos na pesquisa de Mestrado em Ensino do PPGEN/IFMT-UNIC, registrada na Plataforma Brasil através do Projeto de Pesquisa com parecer consubstanciado nº 6.458.938, no qual foi possível identificar que a formação de professores no campo das tecnologias digitais ainda é fragilizado e o letramento digital torna-se cada vez mais importante para pensar as novas tecnologias como oportunidades de melhorar os métodos de ensino, tornando-os transformadores, já que não podemos e nem conseguiremos manter a rotina de uma escola sem o uso de recursos digitais. Com o acelerado avanço das TDICs, o letramento digital tornou-se uma competência essencial na formação de professores, por isso, precisamos discutir a sua relevância na prática, suas implicações pedagógicas, sociais e culturais a partir de uma revisão da literatura. A partir disso, temos como objetivo discutir o conceito de letramento digital e sua importância na formação de professores, investigar os desafios e as oportunidades para incorporar as TDICs de forma efetiva na ação pedagógica e propor estratégias que possam auxiliar a integração do letramento digital para a atuação em sala de aula. A fim de alcançar os objetivos, empregamos um estudo descritivo com abordagem qualitativa para compreensão das práticas e teorias relacionadas ao tema. A análise revela que, embora o letramento digital seja reconhecido como essencial para a formação de professores, ainda existem desafios que precisam ser discutidos e superados, dentre eles a resistência de docentes às mudanças, as dificuldades de muitos professores em participar das formações em serviço devido aos horários estabelecidos que coincidem com suas cargas horárias de aula e a sobrecarga de trabalhos imposta aos professores nas escolas para cumprimento de metas estabelecidas pela SEDUC/MT. De qualquer maneira, apesar dos desafios, os resultados mostram que as possibilidades de transformações desse cenário podem favorecer uma educação inclusiva para que os professores se sintam preparados e o letramento digital ultrapasse o domínio técnico e inclua a compreensão crítica das tecnologias e o seu uso para também assegurar o letramento digital pedagógico dos estudantes.
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