DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3930

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Letramento Digital.

Resumo

Esse trabalho apresenta uma rápida contextualização sobre a importância do letramento digital no vasto campo de atuação pedagógica dos professores, diante dos diversos desafios impostos pelo dinamismo das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A contribuição que pretendo trazer parte dos estudos empreendidos na pesquisa de Mestrado em Ensino do PPGEN/IFMT-UNIC, registrada na Plataforma Brasil através do Projeto de Pesquisa com parecer consubstanciado nº 6.458.938, no qual foi possível identificar que a formação de professores no campo das tecnologias digitais ainda é fragilizado e o letramento digital torna-se cada vez mais importante para pensar as novas tecnologias como oportunidades de melhorar os métodos de ensino, tornando-os transformadores, já que não podemos e nem conseguiremos manter a rotina de uma escola sem o uso de recursos digitais. Com o acelerado avanço das TDICs, o letramento digital tornou-se uma competência essencial na formação de professores, por isso, precisamos discutir a sua relevância na prática, suas implicações pedagógicas, sociais e culturais a partir de uma revisão da literatura. A partir disso, temos como objetivo discutir o conceito de letramento digital e sua importância na formação de professores, investigar os desafios e as oportunidades para incorporar as TDICs de forma efetiva na ação pedagógica e propor estratégias que possam auxiliar a integração do letramento digital para a atuação em sala de aula. A fim de alcançar os objetivos, empregamos um estudo descritivo com abordagem qualitativa para compreensão das práticas e teorias relacionadas ao tema. A análise revela que, embora o letramento digital seja reconhecido como essencial para a formação de professores, ainda existem desafios que precisam ser discutidos e superados, dentre eles a resistência de docentes às mudanças, as dificuldades de muitos professores em participar das formações em serviço devido aos horários estabelecidos que coincidem com suas cargas horárias de aula e a sobrecarga de trabalhos imposta aos professores nas escolas para cumprimento de metas estabelecidas pela SEDUC/MT. De qualquer maneira, apesar dos desafios, os resultados mostram que as possibilidades de transformações desse cenário podem favorecer uma educação inclusiva para que os professores se sintam preparados e o letramento digital ultrapasse o domínio técnico e inclua a compreensão crítica das tecnologias e o seu uso para também assegurar o letramento digital pedagógico dos estudantes.

Biografia do Autor

Zuleick de Almeida Lima, IFMT

Professora de Língua Portuguesa, efetiva na rede estadual de educação do Estado de Mato Grosso. Mestranda em Ensino pelo PPGEN-IFMT/UNIC.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

LIMA, Zuleick de Almeida; LANDGRAF VALÉRIO, Claudia Lúcia; APARECIDO PEREIRA, Marcos. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3930. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3930. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos