ENSINAR INGLÊS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3925

Palavras-chave:

Ensino de inglês, Motivação de professores, Tecnologias digitais

Resumo

A pandemia de COVID-19 gerou diversas mudanças na sociedade, principalmente no que se refere ao cenário educacional. Com base nisso, este estudo objetivou caracterizar a motivação de professores para ensinar inglês com tecnologias digitais em contexto de ensino remoto. Para isso, focamos, primeiramente, na identificação dessas tecnologias, e, em seguida, na relação delas com a motivação docente no ensino da língua inglesa. Esta investigação, caracterizada como qualitativa, exploratória e descritiva, visa proporcionar maior familiaridade com um determinado problema a ser investigado, no caso deste estudo, a motivação docente no uso de tecnologias no contexto da pandemia (Larsen-Freeman; Long, 1991). Buscamos coletar dados com base em um questionário semiaberto on-line, analisado de acordo com os parâmetros de pesquisa qualitativa (Holliday, 2007; Minayo, 2009; Patton, 2002; Richards, 2003). No total, o estudo contou com a participação de 13 professores atuantes desde a educação infantil até a superior em contextos educacionais diversos, tais como instituições públicas, instituições privadas, escolas de idiomas, projeto de extensão universitária, e aulas particulares. No que tange à motivação desses professores no uso de tecnologias digitais, os resultados indicaram que, em primeiro lugar, houve a utilização dessas tecnologias para videoconferência em aula síncrona e, em segundo lugar, para garantir maior interatividade às aulas. Nesse sentido, quanto à motivação, podemos afirmar que os professores foram caracterizados como motivados para o uso de tais recursos tecnológicos. No entanto, foi possível verificar que, além da formação técnica, há uma necessidade de formação crítica tanto dos professores quanto dos alunos para que o ensino e aprendizagem de inglês ocorra de modo ainda mais significativo.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

ARCANJO, Simôni Cristina; KANEKO MARQUES, Sandra Mari. ENSINAR INGLÊS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3925. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3925. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos