ENSINAR INGLÊS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3925Palavras-chave:
Ensino de inglês, Motivação de professores, Tecnologias digitaisResumo
A pandemia de COVID-19 gerou diversas mudanças na sociedade, principalmente no que se refere ao cenário educacional. Com base nisso, este estudo objetivou caracterizar a motivação de professores para ensinar inglês com tecnologias digitais em contexto de ensino remoto. Para isso, focamos, primeiramente, na identificação dessas tecnologias, e, em seguida, na relação delas com a motivação docente no ensino da língua inglesa. Esta investigação, caracterizada como qualitativa, exploratória e descritiva, visa proporcionar maior familiaridade com um determinado problema a ser investigado, no caso deste estudo, a motivação docente no uso de tecnologias no contexto da pandemia (Larsen-Freeman; Long, 1991). Buscamos coletar dados com base em um questionário semiaberto on-line, analisado de acordo com os parâmetros de pesquisa qualitativa (Holliday, 2007; Minayo, 2009; Patton, 2002; Richards, 2003). No total, o estudo contou com a participação de 13 professores atuantes desde a educação infantil até a superior em contextos educacionais diversos, tais como instituições públicas, instituições privadas, escolas de idiomas, projeto de extensão universitária, e aulas particulares. No que tange à motivação desses professores no uso de tecnologias digitais, os resultados indicaram que, em primeiro lugar, houve a utilização dessas tecnologias para videoconferência em aula síncrona e, em segundo lugar, para garantir maior interatividade às aulas. Nesse sentido, quanto à motivação, podemos afirmar que os professores foram caracterizados como motivados para o uso de tais recursos tecnológicos. No entanto, foi possível verificar que, além da formação técnica, há uma necessidade de formação crítica tanto dos professores quanto dos alunos para que o ensino e aprendizagem de inglês ocorra de modo ainda mais significativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simôni Cristina Arcanjo, Sandra Mari Kaneko Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.