PERCEPÇÕES E NÍVEL DE RETENÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA HUMANA EM ATIVIDADE ON-LINE NO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3915Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino Superior, Ensino Híbrido, Redes sociais, retenção de conteúdoResumo
Na contemporaneidade, as tecnologias digitais estão promovendo uma grande transformação na sociedade, que também se estende ao campo educacional. Esse cenário está motivando tanto as instituições escolares quanto os educadores a adotarem novas abordagens de ensino e de aprendizagem para se adaptarem a essas mudanças. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de retenção do conteúdo da disciplina de Patologia Humana e a percepção dos estudantes sobre uma atividade on-line utilizando a rede social Facebook. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa. A pesquisa envolveu vinte alunos universitários do curso de Educação Física. A atividade on-line foi criada para complementar o aprendizado e continha um texto ilustrativo e explicativo do conteúdo em tópicos, uma atividade didática e duas atividades avaliativas: mapa conceitual e questionário. A avaliação da retenção do conteúdo ocorreu mediante análise comparativa da pré-atividade e da pós-atividade. Na análise dos testes, avaliaram-se as respostas corretas, observando-se uma melhora significativa no período pós-atividade. Na avaliação da retenção da informação, a média foi alta, demonstrando que a atividade foi relevante para a melhora do desempenho. A percepção dos estudantes com relação à atividade on-line foi positiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Medeiros Martins de Almeida, Douglas Rodolfo Papale, Janaína Pimenta Lemos Becker, Everton Bedin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.