PERCEPÇÕES E NÍVEL DE RETENÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA HUMANA EM ATIVIDADE ON-LINE NO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Douglas Rodolfo Papale Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Janaína Pimenta Lemos Becker Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3915

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino Superior, Ensino Híbrido, Redes sociais, retenção de conteúdo

Resumo

Na contemporaneidade, as tecnologias digitais estão promovendo uma grande transformação na sociedade, que também se estende ao campo educacional. Esse cenário está motivando tanto as instituições escolares quanto os educadores a adotarem novas abordagens de ensino e de aprendizagem para se adaptarem a essas mudanças. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de retenção do conteúdo da disciplina de Patologia Humana e a percepção dos estudantes sobre uma atividade on-line utilizando a rede social Facebook. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa. A pesquisa envolveu vinte alunos universitários do curso de Educação Física. A atividade on-line foi criada para complementar o aprendizado e continha um texto ilustrativo e explicativo do conteúdo em tópicos, uma atividade didática e duas atividades avaliativas: mapa conceitual e questionário. A avaliação da retenção do conteúdo ocorreu mediante análise comparativa da pré-atividade e da pós-atividade. Na análise dos testes, avaliaram-se as respostas corretas, observando-se uma melhora significativa no período pós-atividade. Na avaliação da retenção da informação, a média foi alta, demonstrando que a atividade foi relevante para a melhora do desempenho. A percepção dos estudantes com relação à atividade on-line foi positiva.

Biografia do Autor

Douglas Rodolfo Papale, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Controller e professor da Escola Técnica de Eletrônica 'Francisco Moreira da Costa.

Janaína Pimenta Lemos Becker, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é gestora acadêmica e professora da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). 

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

MEDEIROS MARTINS DE ALMEIDA, Caroline; RODOLFO PAPALE, Douglas; PIMENTA LEMOS BECKER, Janaína; BEDIN, Everton. PERCEPÇÕES E NÍVEL DE RETENÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA HUMANA EM ATIVIDADE ON-LINE NO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3915. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3915. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos