PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES VOCAIS E DE TRABALHO DE UM MUNICÍPIO DO ALTO SERTÃO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3802Palavras-chave:
ensino, docente, condições de trabalho, vozResumo
Este artigo objetiva investigar a percepção das condições vocais e de trabalho de professoras do ensino fundamental de uma escola do alto sertão paraibano. O estudo é de caráter observacional, descritivo, transversal e quali-quantitativo. Participaram da pesquisa sete professoras da rede pública estadual do Ensino Fundamental II, de um município localizado no alto sertão paraibano. As participantes responderam ao questionário Condição Vocal do Professor (CPV-P) por meio do Google Forms, a respeito dos dados pessoais, queixa vocal, sintomas vocais e condições de trabalho (ambientais e organizacionais). Foram calculadas a média e o desvio padrão referente às pontuações das questões coletadas. A análise estatística descritiva foi utilizada para extração das médias e desvios padrões de cada variável. Os resultados apontam, em uma escala de 0 (pior condição) a 100 pontos (melhor condição), a presença de ruído (Me=30,9) no ambiente de trabalho, o qual foi considerado forte (Me =38,1), e ausência de local adequado para o descanso dos professores (Me=19,0). Em relação às condições organizacionais de trabalho, foi relatada a presença de supervisão constante (Me=11,9), necessidade de levar trabalho para casa (Me=14,27) e estresse no trabalho (Me=33,33). Sobre os aspectos vocais, observaram-se queixas sobre falar muito (Me=14,27) e em lugar aberto (Me=19,03), ausência de conhecimentos sobre os cuidados vocais (Me=23,81) e o acometimento de alterações vocais em algum momento (Me=38,07). Conclui-se que as professoras apresentaram condições vocais e de trabalho que podem influenciar na saúde vocal e favorecer o surgimento de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho.
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