PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES VOCAIS E DE TRABALHO DE UM MUNICÍPIO DO ALTO SERTÃO PARAIBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3802

Palavras-chave:

ensino, docente, condições de trabalho, voz

Resumo

Este artigo objetiva investigar a percepção das condições vocais e de trabalho de professoras do ensino fundamental de uma escola do alto sertão paraibano. O estudo é de caráter observacional, descritivo, transversal e quali-quantitativo. Participaram da pesquisa sete professoras da rede pública estadual do Ensino Fundamental II, de um município localizado no alto sertão paraibano. As participantes responderam ao questionário Condição Vocal do Professor (CPV-P) por meio do Google Forms, a respeito dos dados pessoais, queixa vocal, sintomas vocais e condições de trabalho (ambientais e organizacionais). Foram calculadas a média e o desvio padrão referente às pontuações das questões coletadas. A análise estatística descritiva foi utilizada para extração das médias e desvios padrões de cada variável. Os resultados apontam, em uma escala de 0 (pior condição) a 100 pontos (melhor condição), a presença de ruído (Me=30,9) no ambiente de trabalho, o qual foi considerado forte (Me =38,1), e ausência de local adequado para o descanso dos professores (Me=19,0). Em relação às condições organizacionais de trabalho, foi relatada a presença de supervisão constante (Me=11,9), necessidade de levar trabalho para casa (Me=14,27) e estresse no trabalho (Me=33,33). Sobre os aspectos vocais, observaram-se queixas sobre falar muito (Me=14,27) e em lugar aberto (Me=19,03), ausência de conhecimentos sobre os cuidados vocais (Me=23,81) e o acometimento de alterações vocais em algum momento (Me=38,07). Conclui-se que as professoras apresentaram condições vocais e de trabalho que podem influenciar na saúde vocal e favorecer o surgimento de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho.

Biografia do Autor

Gleicy Nieskier Souza Ventura e Alencar, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal da    Paraíba.



Amanda Louize Félix Mendes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Fonoaudióloga, Me. em Ciências Aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Sergipe; Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Bárbara Tayná Santos Eugênio da Silva Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga, Me. em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba; Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Eduardo Lucas Sousa Enéas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Psicopedagogo, Me. em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba; Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.



Yolanda Abrantes Paletot, Universidade Federal de Pernambuco

Fonoaudióloga Esp. em Avaliação  em Saúde Aplicada à Vigilância pela Universidade Federal de Pernambuco, e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Maria Fabiana Bonfim de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Drª. em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.



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Publicado

27-12-2024

Como Citar

NIESKIER SOUZA VENTURA E ALENCAR, Gleicy; LOUIZE FÉLIX MENDES, Amanda; TAYNÁ SANTOS EUGÊNIO DA SILVA DANTAS, Bárbara; LUCAS SOUSA ENÉAS, Eduardo; ABRANTES PALETOT, Yolanda; FABIANA BONFIM DE LIMA SILVA, Maria. PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES VOCAIS E DE TRABALHO DE UM MUNICÍPIO DO ALTO SERTÃO PARAIBANO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3802. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3802. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos