O PROCESSO EDUCATIVO E AS IMPLICAÇÕES DO MERCADO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3793Palavras-chave:
educação crítica;, educação mercadológica, tecnologia, formação humanaResumo
Este artigo reflete sobre o processo educacional e sua razão mercadológica na formação de um sujeito unitário direcionado ao mercado de trabalho. Tal formato propaga uma educação passiva e excludente, com ênfase no consumismo, em contraposição à educação voltada à formação crítica. Novas tecnologias exigem uma educação crítica que prepare os indivíduos para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho. A educação tradicional, focada na mão de obra e no consumismo, impede a formação crítica e a emancipação dos indivíduos. Este estudo defende uma educação crítica para a formação de cidadãos autônomos e críticos na era da tecnologia. A pesquisa, de natureza qualitativa e metodologia bibliográfica fundamentou-se em análises de documentos como a Base Nacional Comum Curricular e referenciais teóricos que orientaram as análises das implicações dessa educação na formação social do educando. Evidenciam-se, então, práticas utilitaristas dessa formação que levam ao esvaziamento da subjetividade, reforçando a racionalidade neoliberal. A educação crítica é essencial para a formação de cidadãos autônomos e críticos na era da tecnologia.
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