O PROCESSO EDUCATIVO E AS IMPLICAÇÕES DO MERCADO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3793

Palavras-chave:

educação crítica;, educação mercadológica, tecnologia, formação humana

Resumo

Este artigo reflete sobre o processo educacional e sua razão mercadológica na formação de um sujeito unitário direcionado ao mercado de trabalho. Tal formato propaga uma educação passiva e excludente, com ênfase no consumismo, em contraposição à educação voltada à formação crítica. Novas tecnologias exigem uma educação crítica que prepare os indivíduos para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho. A educação tradicional, focada na mão de obra e no consumismo, impede a formação crítica e a emancipação dos indivíduos. Este estudo defende uma educação crítica para a formação de cidadãos autônomos e críticos na era da tecnologia. A pesquisa, de natureza qualitativa e metodologia bibliográfica fundamentou-se em análises de documentos como a Base Nacional Comum Curricular e referenciais teóricos que orientaram as análises das implicações dessa educação na formação social do educando. Evidenciam-se, então, práticas utilitaristas dessa formação que levam ao esvaziamento da subjetividade, reforçando a racionalidade neoliberal. A educação crítica é essencial para a formação de cidadãos autônomos e críticos na era da tecnologia.

Biografia do Autor

Maria Sara De Lima Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR) na linha Tecnologia e Trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia Trabalho Atividade Subjetividade e Saúde-TASS.

Agnaldo da Costa, https://orcid.org/0000-0002-9955-2854

Professor do Curso de Ciência da Computação. Pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor na área de Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT-PG) Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

DAMKE, Anderleia Sotoriva; DE LIMA DIAS, Maria Sara; DA COSTA, Agnaldo. O PROCESSO EDUCATIVO E AS IMPLICAÇÕES DO MERCADO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3793. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3793. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos