INCLUSÃO ESCOLAR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE NORMALIDADE E ANORMALIDADE

Autores

  • Jerusa Valquíria Welter Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3786

Palavras-chave:

normalidade, inclusão escolar, deficiência, pessoa com deficiência

Resumo

Este artigo consiste em uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, focando compreensões conceituais sobre a/normalidade presentes em pesquisas da área de Ciências da Natureza que tratam da inclusão das pessoas com deficiências. Historicamente, as práticas de inclusão nas instituições escolares estiveram pautadas pela noção de anormalidade impedindo que as pessoas com deficiências convivessem nos mesmos espaços que os ditos “normais”. Com o objetivo analisar a presença da discussão da noção de a/normalidade em pesquisas na área de Ciências da Natureza, este estudo realiza uma revisão bibliográfica no Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTC) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados indicam que no contexto da área de Ciências da Natureza são poucas as pesquisas que discutem a respeito das noções de a/normalidade. Pode-se verificar que esta discussão começa a se fortalecer, porém ainda predominam os estudos sobre metodologias, adaptações de conteúdos e curriculares, práticas, materiais didáticos, relatos de experiências.

Biografia do Autor

Jerusa Valquíria Welter, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

WELTER, Jerusa Valquíria; MACHADO RIGO, Neusete. INCLUSÃO ESCOLAR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE NORMALIDADE E ANORMALIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3786. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3786. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos