INCLUSÃO ESCOLAR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE NORMALIDADE E ANORMALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3786Palavras-chave:
normalidade, inclusão escolar, deficiência, pessoa com deficiênciaResumo
Este artigo consiste em uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, focando compreensões conceituais sobre a/normalidade presentes em pesquisas da área de Ciências da Natureza que tratam da inclusão das pessoas com deficiências. Historicamente, as práticas de inclusão nas instituições escolares estiveram pautadas pela noção de anormalidade impedindo que as pessoas com deficiências convivessem nos mesmos espaços que os ditos “normais”. Com o objetivo analisar a presença da discussão da noção de a/normalidade em pesquisas na área de Ciências da Natureza, este estudo realiza uma revisão bibliográfica no Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTC) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados indicam que no contexto da área de Ciências da Natureza são poucas as pesquisas que discutem a respeito das noções de a/normalidade. Pode-se verificar que esta discussão começa a se fortalecer, porém ainda predominam os estudos sobre metodologias, adaptações de conteúdos e curriculares, práticas, materiais didáticos, relatos de experiências.
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