ESCRITA CRIATIVA E A SALA DE AULA INVERTIDA: EXPLORANDO MINICONTOS E MEMES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3765Palavras-chave:
Escrita criativa, Miniconto, Produção de textoResumo
A escrita criativa tem se mostrado uma prática eficaz para estimular a imaginação, criatividade e desenvolvimento de habilidades linguísticas por meio da criação de histórias. Este artigo estabelece uma relação entre a utilização de minicontos e a metodologia ativa da sala de aula invertida, buscando desenvolver habilidades de escrita em alunos do Ensino Fundamental anos finais mediante técnicas de escrita criativa, estimulando sua criatividade e expressividade literária. Nessa abordagem, minicontos e memes são explorados como instrumentos, pois são formatos mais familiares aos estudantes, devido ao seu amplo uso nas redes sociais. Para embasar o estudo, foram consideradas contribuições de autores como Bergmann e Sams (2012), Berbel (2012), Capaverde (2004), Moran (2018), Martins (2011) e Pereira (2018) entre outros. Espera-se que este estudo possa ampliar as práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa, valorizando a escrita criativa como ferramenta efetiva para o ensino e aprendizagem da linguagem escrita no Ensino Fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Lwiggy Costa Tenutes Silva de Moraes, Marcos Aparecido Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.