ESCRITA CRIATIVA E A SALA DE AULA INVERTIDA: EXPLORANDO MINICONTOS E MEMES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Lwiggy Costa Tenutes Silva de Moraes INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Marcos Aparecido Pereira Prof. do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3765

Palavras-chave:

Escrita criativa, Miniconto, Produção de texto

Resumo

A escrita criativa tem se mostrado uma prática eficaz para estimular a imaginação, criatividade e desenvolvimento de habilidades linguísticas por meio da criação de histórias. Este artigo estabelece uma relação entre a utilização de minicontos e a metodologia ativa da sala de aula invertida, buscando desenvolver habilidades de escrita em alunos do Ensino Fundamental anos finais mediante técnicas de escrita criativa, estimulando sua criatividade e expressividade literária. Nessa abordagem, minicontos e memes são explorados como instrumentos, pois são formatos mais familiares aos estudantes, devido ao seu amplo uso nas redes sociais. Para embasar o estudo, foram consideradas contribuições de autores como Bergmann e Sams (2012), Berbel (2012), Capaverde (2004), Moran (2018), Martins (2011) e Pereira (2018) entre outros. Espera-se que este estudo possa ampliar as práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa, valorizando a escrita criativa como ferramenta efetiva para o ensino e aprendizagem da linguagem escrita no Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

LWIGGY COSTA TENUTES SILVA DE MORAES, Amanda; PEREIRA, Marcos Aparecido. ESCRITA CRIATIVA E A SALA DE AULA INVERTIDA: EXPLORANDO MINICONTOS E MEMES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3765. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3765. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos