PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO

Autores

  • Cirlene da Silva Mendes
  • Eniz Conceição Oliveira Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3731

Palavras-chave:

educação profissional, prática pedagógica, pensamento crítico, projeto de iniciação científica

Resumo

O projeto de iniciação científica (PIC) como prática pedagógica pode ser mobilizado e aplicado no Ensino Fundamental, fortalecendo-se no Ensino Médio, de modo a incentivar os alunos na iniciação científica por meio de atividades práticas que desenvolvem habilidades importantes, como o pensamento crítico, a capacidade de análise, interpretação de dados, a elaboração de hipóteses e a solução de problemas. O presente artigo investigou o PIC no curso técnico de informática, em uma escola de ensino profissional da rede pública estadual, no município de Belém-Pará, no ano letivo de 2022. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se aproxima do estudo de caso. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a técnica do questionário, através da plataforma do “Google Forms” com os 12 docentes que atuam no curso técnico de informática integrado na escola investigada. Na análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva para compreender, reconstruir e verificar a validade das hipóteses. Dos resultados dos questionários, emergiram cinco categorias: atuação profissional; compreensão do Projeto de Iniciação Científica (PIC); contribuição do PIC para a formação dos estudantes; componente curricular e itinerário formativo; metodologias utilizadas no PIC. Em suas respostas os professores colocam que o PIC é importante tanto para o desenvolvimento acadêmico e profissional de alunos e professores, como para o avanço da ciência e contribuição para a sociedade como um todo.

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

MENDES, Cirlene da Silva; OLIVEIRA, Eniz Conceição. PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3731. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3731. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos