PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3731Palavras-chave:
educação profissional, prática pedagógica, pensamento crítico, projeto de iniciação científicaResumo
O projeto de iniciação científica (PIC) como prática pedagógica pode ser mobilizado e aplicado no Ensino Fundamental, fortalecendo-se no Ensino Médio, de modo a incentivar os alunos na iniciação científica por meio de atividades práticas que desenvolvem habilidades importantes, como o pensamento crítico, a capacidade de análise, interpretação de dados, a elaboração de hipóteses e a solução de problemas. O presente artigo investigou o PIC no curso técnico de informática, em uma escola de ensino profissional da rede pública estadual, no município de Belém-Pará, no ano letivo de 2022. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se aproxima do estudo de caso. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a técnica do questionário, através da plataforma do “Google Forms” com os 12 docentes que atuam no curso técnico de informática integrado na escola investigada. Na análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva para compreender, reconstruir e verificar a validade das hipóteses. Dos resultados dos questionários, emergiram cinco categorias: atuação profissional; compreensão do Projeto de Iniciação Científica (PIC); contribuição do PIC para a formação dos estudantes; componente curricular e itinerário formativo; metodologias utilizadas no PIC. Em suas respostas os professores colocam que o PIC é importante tanto para o desenvolvimento acadêmico e profissional de alunos e professores, como para o avanço da ciência e contribuição para a sociedade como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cirlene da Silva Mendes, Eniz Conceição Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.