INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DA PESQUISA EM ETNOBIOLOGIA E TEMÁTICAS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3716Palavras-chave:
Equidade Ambiental, Acessibilidade, Modelo de deficiência.Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência nos âmbitos social, econômico e ambiental é fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, torna-se crucial a participação plena dessas pessoas em pesquisas científicas que abordem temáticas ambientais e áreas correlatas. Nosso estudo teve como objetivo geral identificar a diversidade de estudos nessas áreas. Para isso, delineamos objetivos específicos: i) mapear geograficamente a distribuição das publicações; ii) descrever os temas mais recorrentes; iii) verificar as deficiências mais frequentes entre os participantes das pesquisas; iv) avaliar qual modelo de deficiência foi utilizado; e v) averiguar em quais subáreas da etnobiologia estão concentradas as publicações que incluíram pessoas com deficiência. Nossos resultados revelaram que a maior parte das publicações ocorreu no Brasil, destacando-se principalmente pelos temas relacionados ao ensino de ciências e biologia. As pesquisas analisadas geralmente tratavam a deficiência de forma ampla, adotando predominantemente o modelo social da deficiência. Apenas dois trabalhos eram da área da etnobiologia. Apesar da presença de pessoas com deficiência em alguns estudos, ainda há uma percepção predominante de que elas são meros aprendizes. Portanto, uma inclusão efetiva nas pesquisas etnobiológicas é crucial não apenas para compreender a visão de mundo dessas pessoas, mas também para promover políticas mais inclusivas voltadas para a conservação da biodiversidade e para a educação ambiental.
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