INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DA PESQUISA EM ETNOBIOLOGIA E TEMÁTICAS AMBIENTAIS

Autores

  • Roberta Gomes Araújo Universidade federal do piauí
  • José Augusto Aragão Silva Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Eduardo Santos Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Taline Cristina Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Wedson Silva Souto Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3716

Palavras-chave:

Equidade Ambiental, Acessibilidade, Modelo de deficiência.

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência nos âmbitos social, econômico e ambiental é fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, torna-se crucial a participação plena dessas pessoas em pesquisas científicas que abordem temáticas ambientais e áreas correlatas. Nosso estudo teve como objetivo geral identificar a diversidade de estudos nessas áreas. Para isso, delineamos objetivos específicos: i) mapear geograficamente a distribuição das publicações; ii) descrever os temas mais recorrentes; iii) verificar as deficiências mais frequentes entre os participantes das pesquisas; iv) avaliar qual modelo de deficiência foi utilizado; e v) averiguar em quais subáreas da etnobiologia estão concentradas as publicações que incluíram pessoas com deficiência. Nossos resultados revelaram que a maior parte das publicações ocorreu no Brasil, destacando-se principalmente pelos temas relacionados ao ensino de ciências e biologia. As pesquisas analisadas geralmente tratavam a deficiência de forma ampla, adotando predominantemente o modelo social da deficiência. Apenas dois trabalhos eram da área da etnobiologia. Apesar da presença de pessoas com deficiência em alguns estudos, ainda há uma percepção predominante de que elas são meros aprendizes. Portanto, uma inclusão efetiva nas pesquisas etnobiológicas é crucial não apenas para compreender a visão de mundo dessas pessoas, mas também para promover políticas mais inclusivas voltadas para a conservação da biodiversidade e para a educação ambiental.

Biografia do Autor

Roberta Gomes Araújo, Universidade federal do piauí

Professora de Libras

José Augusto Aragão Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí.

Francisco Eduardo Santos Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí.

Taline Cristina Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Botânica, professora adjunta da Universidade Estadual de Alagoas e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Wedson Silva Souto, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Ciências Biológicas, professor adjunto da Universidade Federal do Piauí e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

ARAÚJO, Roberta Gomes; SILVA, José Augusto Aragão; SOUSA, Francisco Eduardo Santos; SILVA, Taline Cristina; SOUTO, Wedson Silva. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DA PESQUISA EM ETNOBIOLOGIA E TEMÁTICAS AMBIENTAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3716. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3716. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos