FRESTAS CURRICULARES PARA DESPACHAR O CARREGO COLONIAL: O ENSINO DO ENCANTADO DE CIÊNCIAS NA TRANSGRESSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3710

Palavras-chave:

Colonialidade, Pedagogia das Encruzilhadas, Epistemologia das macumbas, Ensino de Ciências, Diversidade cultural.

Resumo

O Ensino Encantado de Ciências é um projeto que, baseado na Epistemologia das Macumbas Brasileiras e na Pedagogia das Encruzilhadas, busca confrontar a modernidade ocidental e contribuir para a legitimação dos modos de saber e ser de grupos subalternizados. Nosso objetivo foi analisar a BNCC em busca de frestas pelas quais seja possível projetar o Ensino Encantado de Ciências. Através da Análise Textual Discursiva, pudemos apontar frestas na norma curricular para a crítica à idealização da sociedade capitalista e à superioridade da ciência moderna, bem como para a efetivação do compromisso ontológico-epistemológico almejado no Ensino Encantado de Ciências. Concluímos ser possível interpretar a BNCC de modo a gerar frestas para que o ensino de ciências contribua para uma sociedade menos marcada pela colonialidade.

Biografia do Autor

Thiago José Jesus Rebello, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz). Aluno de Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz) com conclusão prevista para 2024. Pesquisa o diálogo entre o ensino de ciências com culturas populares. Atua como docente na Educação Básica e como analista educacional na Educação Superior.

Rosane Moreira Silva de Meirelles

Graduada em Ciências Biológicas (UNESP); Doutora em Ciências pelo Programa stricto sensu de Biologia Celular e Molecular (IOC-Fiocruz); Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG/UERJ) e Orientadora no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz).

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

REBELLO, Thiago José Jesus; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. FRESTAS CURRICULARES PARA DESPACHAR O CARREGO COLONIAL: O ENSINO DO ENCANTADO DE CIÊNCIAS NA TRANSGRESSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3710. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3710. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos