FRESTAS CURRICULARES PARA DESPACHAR O CARREGO COLONIAL: O ENSINO DO ENCANTADO DE CIÊNCIAS NA TRANSGRESSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3710Palavras-chave:
Colonialidade, Pedagogia das Encruzilhadas, Epistemologia das macumbas, Ensino de Ciências, Diversidade cultural.Resumo
O Ensino Encantado de Ciências é um projeto que, baseado na Epistemologia das Macumbas Brasileiras e na Pedagogia das Encruzilhadas, busca confrontar a modernidade ocidental e contribuir para a legitimação dos modos de saber e ser de grupos subalternizados. Nosso objetivo foi analisar a BNCC em busca de frestas pelas quais seja possível projetar o Ensino Encantado de Ciências. Através da Análise Textual Discursiva, pudemos apontar frestas na norma curricular para a crítica à idealização da sociedade capitalista e à superioridade da ciência moderna, bem como para a efetivação do compromisso ontológico-epistemológico almejado no Ensino Encantado de Ciências. Concluímos ser possível interpretar a BNCC de modo a gerar frestas para que o ensino de ciências contribua para uma sociedade menos marcada pela colonialidade.
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