NARRATIVAS DE UM GRUPO FOCAL DE PROFESSORES: PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jacqueline Silva da Silva
  • Carine Rozane Steffens Universidade do Vale do Taquari Univates/RS http://orcid.org/0000-0003-2117-8759
  • Andréia Cristina Pontarolo Lidoino
  • Cláudia Inês Horn
  • Iasmin Pozzebon

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3708

Palavras-chave:

Educação Infantil, Participação das crianças, Vozes dos professores, Grupo Focal.

Resumo

O presente artigo decorre do projeto de pesquisa intitulado “A representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil”, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Busca apresentar o que as professoras participantes de um Grupo Focal têm a dizer sobre a participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da técnica do Grupo Focal, teve a participação de seis professoras que atuam com crianças de 3 a 5 anos. Tais professoras exercem a sua docência junto a duas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Lajeado/RS. Devido à pandemia da COVID-19, os cinco encontros com as professoras foram realizados pela plataforma do Google Meet. Como instrumentos para a coleta das informações, utilizaram-se disparadores como: imagens de diferentes ambientes das escolas, questionamentos, discussão de artigos e trechos das próprias gravações realizadas dos encontros. Para a análise dos dados, foi realizada uma aproximação com a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012). Constatou-se que a escuta e o acolhimento da voz das crianças realizadas pelas professoras no contexto da Educação Infantil acontecem durante as situações de aprendizagem que envolvem a ludicidade. Essa postura sensível das professoras potencializa suas práticas docentes, uma vez que possibilita planejar e criar situações de aprendizagem “para” e “com” as crianças. Evidenciou-se também a importância de discutir a docência solitária e à docência compartilhada nas formações continuadas dos professores da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Jacqueline Silva da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino e Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA. Orcid. https://orcid.org/0000-0002-6857-9421 E–mail: jacqueh@univates.br

Carine Rozane Steffens, Universidade do Vale do Taquari Univates/RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, 2024, na linha de pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, desde 2022. Pós-Graduada em Psicopedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (SC), desde 2017. Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, desde 2016. Bolsista integral do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da CAPES (PDPG). Integrante do Projeto de Pesquisa - A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Processo Documental e Avaliação Educacional.

Andréia Cristina Pontarolo Lidoino

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, na Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS/BRA. Professora efetiva da Educação Básica, Rede Estadual de Mato Grosso, atuando como Coordenadora Regional do Alfabetiza MT, polo de Alta Floresta Mato Grosso e na Faculdade de Alta Floresta FAF. E-mail. andreia.lidoino@universo.univates.br

Cláudia Inês Horn

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente nos Cursos de Graduação, vinculados à área de Ciências Humanas Aplicadas e Sociais – CHSA, e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de e Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA. E-mail: cihorn@univates.br

Iasmin Pozzebon

Graduanda no curso de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica na Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA. E-mail: iasmin.pozzebon@univates.br

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

SILVA, Jacqueline Silva da; STEFFENS, Carine Rozane; LIDOINO, Andréia Cristina Pontarolo; HORN, Cláudia Inês; POZZEBON, Iasmin. NARRATIVAS DE UM GRUPO FOCAL DE PROFESSORES: PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3708. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3708. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos