NARRATIVAS DE UM GRUPO FOCAL DE PROFESSORES: PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3708Palavras-chave:
Educação Infantil, Participação das crianças, Vozes dos professores, Grupo Focal.Resumo
O presente artigo decorre do projeto de pesquisa intitulado “A representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil”, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Busca apresentar o que as professoras participantes de um Grupo Focal têm a dizer sobre a participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da técnica do Grupo Focal, teve a participação de seis professoras que atuam com crianças de 3 a 5 anos. Tais professoras exercem a sua docência junto a duas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Lajeado/RS. Devido à pandemia da COVID-19, os cinco encontros com as professoras foram realizados pela plataforma do Google Meet. Como instrumentos para a coleta das informações, utilizaram-se disparadores como: imagens de diferentes ambientes das escolas, questionamentos, discussão de artigos e trechos das próprias gravações realizadas dos encontros. Para a análise dos dados, foi realizada uma aproximação com a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012). Constatou-se que a escuta e o acolhimento da voz das crianças realizadas pelas professoras no contexto da Educação Infantil acontecem durante as situações de aprendizagem que envolvem a ludicidade. Essa postura sensível das professoras potencializa suas práticas docentes, uma vez que possibilita planejar e criar situações de aprendizagem “para” e “com” as crianças. Evidenciou-se também a importância de discutir a docência solitária e à docência compartilhada nas formações continuadas dos professores da Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carine Rozane Steffens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.