"AVALIAÇÃO DE TRÁS PARA A FRENTE": AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3698

Palavras-chave:

Autoavaliação, Ideias dos alunos, Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho analisa o processo de autoavaliação da aprendizagem em aulas remotas de física no ensino superior. Para isso, foi preparada uma sequência de atividades, supostamente coerentes com uma concepção de aprendizagem evolutiva que parte das ideias iniciais dos sujeitos em um modelo didático que pode ser sintetizado por Prova-Exercício-Conteúdo (PEC). O contexto foi uma disciplina introdutória de física para ingressantes no curso de Biologia. Foram analisadas, qualitativa e quantitativamente, as respostas a instrumentos de autoavaliação e avalição das atividades. Os resultados mostram um alcance dos objetivos propostos, destacando-se a evolução no grau de consciência das próprias ideias por parte dos estudantes. Defende-se a adoção dos princípios orientadores da proposta como forma de intensificar essa consciência.

Biografia do Autor

João Batista Siqueira Harres, FURG - Campus Santo Antônio da Patrulha

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(1999) Tempo Integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Brasil

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

HARRES, João Batista Siqueira. "AVALIAÇÃO DE TRÁS PARA A FRENTE": AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3698. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3698. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos