"AVALIAÇÃO DE TRÁS PARA A FRENTE": AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3698Palavras-chave:
Autoavaliação, Ideias dos alunos, Aprendizagem.Resumo
Este trabalho analisa o processo de autoavaliação da aprendizagem em aulas remotas de física no ensino superior. Para isso, foi preparada uma sequência de atividades, supostamente coerentes com uma concepção de aprendizagem evolutiva que parte das ideias iniciais dos sujeitos em um modelo didático que pode ser sintetizado por Prova-Exercício-Conteúdo (PEC). O contexto foi uma disciplina introdutória de física para ingressantes no curso de Biologia. Foram analisadas, qualitativa e quantitativamente, as respostas a instrumentos de autoavaliação e avalição das atividades. Os resultados mostram um alcance dos objetivos propostos, destacando-se a evolução no grau de consciência das próprias ideias por parte dos estudantes. Defende-se a adoção dos princípios orientadores da proposta como forma de intensificar essa consciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Batista Siqueira Harres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.