TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3676Palavras-chave:
Teorias da Evolução, Biologia Evolutiva, PNLDResumo
Compreender o processo da evolução dos seres vivos é imprescindível para o entendimento das demais áreas da biologia. A biologia evolutiva, então, visa encontrar explicações para a biodiversidade, utilizando-se de diferentes recursos que, ao longo da história, passaram de observações das características externas dos seres vivos à biologia molecular e mapeamento do genoma de diferentes espécies. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar três livros didáticos de Ciências da Natureza para o ensino médio, ofertados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2021–2024, identificando como se dá a abordagem das teorias Transformista de Lamarck, Descendência com Modificação, de Darwin e a Teoria Sintética da Evolução em cada um deles e avaliando o enfoque que os materiais dão aos principais fatos históricos e conceitos que moldam cada uma das teorias. Foi percebido que o primeiro livro analisado, por trabalhar os conteúdos em forma de projetos, aborda a Teoria da Evolução de modo socialmente relevante, porém é pobre em conceituar a teoria. O segundo livro, tem caráter conteudista, porém apresenta incoerências na abordagem. O terceiro livro, por sua vez, aborda os principais tópicos das teorias, aprofundando em seus conceitos e, ainda, oportuniza a reflexão sobre a aplicabilidade dos conceitos na vida cotidiana e nos demais conteúdos das ciências da natureza.
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