TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Júlia Nunes Pacheco Universidade de Passo Fundo, Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0003-0433-449X
  • Júlia Wentz dos Santos Universidade de Passo Fundo, Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
  • Cristiano Roberto Buzatto Universidade de Passo Fundo; Instituto da Saúde; Laboratório Multiveg, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0003-4780-0390

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3676

Palavras-chave:

Teorias da Evolução, Biologia Evolutiva, PNLD

Resumo

Compreender o processo da evolução dos seres vivos é imprescindível para o entendimento das demais áreas da biologia. A biologia evolutiva, então, visa encontrar explicações para a biodiversidade, utilizando-se de diferentes recursos que, ao longo da história, passaram de observações das características externas dos seres vivos à biologia molecular e mapeamento do genoma de diferentes espécies. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar três livros didáticos de Ciências da Natureza para o ensino médio, ofertados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2021–2024, identificando como se dá a abordagem das teorias Transformista de Lamarck, Descendência com Modificação, de Darwin e a Teoria Sintética da Evolução em cada um deles e avaliando o enfoque que os materiais dão aos principais fatos históricos e conceitos que moldam cada uma das teorias. Foi percebido que o primeiro livro analisado, por trabalhar os conteúdos em forma de projetos, aborda a Teoria da Evolução de modo socialmente relevante, porém é pobre em conceituar a teoria. O segundo livro, tem caráter conteudista, porém apresenta incoerências na abordagem. O terceiro livro, por sua vez, aborda os principais tópicos das teorias, aprofundando em seus conceitos e, ainda, oportuniza a reflexão sobre a aplicabilidade dos conceitos na vida cotidiana e nos demais conteúdos das ciências da natureza.

Biografia do Autor

Júlia Nunes Pacheco, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Mestra e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Júlia Wentz dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Mestra em Ciências Ambientais e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiano Roberto Buzatto, Universidade de Passo Fundo; Instituto da Saúde; Laboratório Multiveg, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Doutor em Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor da Universidade de Passo Fundo; Instituto da Saúde; Laboratório Multiveg, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

PACHECO, Júlia Nunes; DOS SANTOS, Júlia Wentz; BUZATTO, Cristiano Roberto. TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3676. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3676. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos