CONHECIMENTOS EXPLÍCITO E IMPLÍCITO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3600Palavras-chave:
Conhecimento explícito, Conhecimento implícito, Instrução com foco na forma, EspanholResumo
Neste estudo, investigamos sobre o ensino explícito e implícito de Língua Espanhola, com base nas considerações de autores como Spada (1997, 2010, 2014), DeKeyser (2005) e Lyster e Ranta (1997) acerca do conhecimento implícito e explícito, da instrução com foco na forma isolada e integrada, além de feedback corretivo. Para tanto, analisamos oito atividades presentes em um livro didático utilizado na rede privada de ensino. Como metodologia de análise, observamos se as abordagens empregadas nas tarefas apresentam abordagens explícitas ou implícitas ou, até mesmo, se mesclam ambas, a fim de verificar se favorecem a autonomia e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Como resultados, percebemos que a mescla de abordagens implícita, explícita e de feedback corretivo é eficaz para a aprendizagem de jovens e adolescentes, pois eles conseguem fazer associações de conteúdos e conhecimentos aprendidos em anos anteriores e aplicá-los em suas atividades atuais do livro base.
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