(RE)SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO-REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3599

Palavras-chave:

Texto, ensino, educação básica, prática docente, Círculo de Bakhtin.

Resumo

O presente texto constitui um relato reflexivo sobre nossa experiência de pesquisa desenvolvida no contexto do ensino de língua portuguesa na educação básica. Nosso objetivo é compartilhar avaliações apreciativas construídas a partir do trabalho com a produção textual em sala de aula durante a pandemia da COVID-19. Do ponto de vista metodológico, este trabalho configura-se como um estudo de natureza reflexiva, com viés narrativo, baseado em uma pesquisa de campo interventiva realizada em aulas de língua portuguesa na educação básica durante o período da pandemia. As reflexões apresentadas ao longo do texto, em diálogo com as ideias do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003; 2010; 2014; Volóchinov, 2018) e com os estudos de pesquisadores que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção de textos (Antunes, 2003; Rojo, 2012; Geraldi, 2015; 2017, entre outros), bem como a formação de professores (Pimenta, 1999; 2019), evidenciam como o professor de língua portuguesa (re)significa sua relação com as aulas de produção de textos e com sua prática docente ao longo da experiência de intervenção realizada. Essa análise sinaliza o reconhecimento de limitações, desafios e aprendizados que resultaram de uma proposta de trabalho a qual assumiu a perspectiva processual da escrita e a dimensão dialógica como princípios basilares da prática docente.

Biografia do Autor

José Jilsemar da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus de Araraquara. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Avançado de Pau dos Ferros. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED) e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET).

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

SILVA, José Jilsemar da; BESSA, José Cezinaldo Rocha. (RE)SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO-REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Signos, [S. l.], v. 45, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3599. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3599. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos