(RE)SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO-REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3599Palavras-chave:
Texto, ensino, educação básica, prática docente, Círculo de Bakhtin.Resumo
O presente texto constitui um relato reflexivo sobre nossa experiência de pesquisa desenvolvida no contexto do ensino de língua portuguesa na educação básica. Nosso objetivo é compartilhar avaliações apreciativas construídas a partir do trabalho com a produção textual em sala de aula durante a pandemia da COVID-19. Do ponto de vista metodológico, este trabalho configura-se como um estudo de natureza reflexiva, com viés narrativo, baseado em uma pesquisa de campo interventiva realizada em aulas de língua portuguesa na educação básica durante o período da pandemia. As reflexões apresentadas ao longo do texto, em diálogo com as ideias do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003; 2010; 2014; Volóchinov, 2018) e com os estudos de pesquisadores que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção de textos (Antunes, 2003; Rojo, 2012; Geraldi, 2015; 2017, entre outros), bem como a formação de professores (Pimenta, 1999; 2019), evidenciam como o professor de língua portuguesa (re)significa sua relação com as aulas de produção de textos e com sua prática docente ao longo da experiência de intervenção realizada. Essa análise sinaliza o reconhecimento de limitações, desafios e aprendizados que resultaram de uma proposta de trabalho a qual assumiu a perspectiva processual da escrita e a dimensão dialógica como princípios basilares da prática docente.
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