AP-DICUMBA: APRENDER PELA PESQUISA A PARTIR DE ANIMAÇÕES PARTICIPATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2886Palavras-chave:
Dicumba. Aprender pela Pesquisa. AP-Dicumba.Resumo
Este trabalho apresenta uma aproximação lúdica, atualmente teórica com modelo prático, da metodologia Dicumba (Desenvolvimento cognitivo universal-bilateral da aprendizagem), a AP-Dicumba (Animação Participativa na Dicumba), onde o aluno possui a liberdade de definir tanto a animação quanto o objeto de estudo dentro do universo escolhido para aprender química por meio da pesquisa. Na AP-Dicumba o professor possui o papel de orientador-facilitador, firmando raízes nas teorias de Carl Rogers e de Paulo Freire, que tornam imprescindível a pesquisa para que seja possível ensinar. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e posterior triangulação de dados a partir de artigos relacionados a Dicumba, bem como a autores que interagem para a construção de uma base sólida à inserção da ludicidade na metodologia Dicumba. Ademais, a partir do estudo, demonstra-se por meio da animação “A Era do Gelo 2: o Degelo” uma forma prática e lúdica de desenvolver a AP-Dicumba por meio de 9 passos, dependendo, exclusivamente, da ação conjunta e colaborativa entre professor e aluno.Downloads
Publicado
21-06-2021
Como Citar
BELLARDO, Pedro Henrique Dangui; VICENTE, Isis Lemes; DUNKER, Eduardo Bello; BEDIN, Everton. AP-DICUMBA: APRENDER PELA PESQUISA A PARTIR DE ANIMAÇÕES PARTICIPATIVAS. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2886. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2886. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2021 Pedro Henrique Dangui Bellardo, Isis Lemes Vicente, Eduardo Bello Dunker, Everton Bedin
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