SIMULAÇÕES, ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2871Palavras-chave:
divulgação científica, modelagem, astrofísica.Resumo
Este artigo faz uma análise das potencialidades existentes no uso didático de três softwares de simulação elaborados para o ensino de conceitos científicos: “Stellarium”, “Monte um átomo” do “PhET – Interactive Simulations” e “Exoplanet Transit Hunt”. Durante a investigação foram estruturadas e realizadas apresentações de divulgação científicas sobre temas de astronomia, astrofísica e cosmologia que se utilizaram estes softwares. São relatadas experiências envolvidas nas ações que ocorreram em 2018 e em 2019, em instituições de ensino do litoral norte paulista, a partir das parcerias desenvolvidas com o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A fundamentação teórica para as atividades realizadas foi feita a partir de uma revisão bibliográfica sobre a literatura científica existente sobre os temas em questão, em livros, artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. As atividades realizadas evidenciaram que os três softwares utilizados colaboraram consideravelmente com a compreensão dos conceitos científicos envolvidos. As ações permitiram notar também um grande interesse por temas de astronomia pelos alunos da educação básica, o que é algo que deve ser considerado na elaboração de estratégias para a melhoria da educação científica nas escolas de ensino fundamental e médio.Downloads
Publicado
21-06-2021
Como Citar
DOMINGOS, Rafael Brock; MONTEMOR, Ryan Nepomuceno; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. SIMULAÇÕES, ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2871. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2871. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Brock Domingos, Ryan Nepomuceno Montemor, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.