REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE 4.º E 5.º ANO ACERCA DE TEORIAS E PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Lucia Helena Matos Goss Universidade do Planalto Catarinense
  • Maria Selma Grosch

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2867

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Formação continuada, Necessidades teóricas e práticas

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de Mestrado em Educação cujo objetivo é compreender se a formação continuada de professoras de 4º e 5º ano atende suas necessidades teóricas e práticas relativas à avaliação de aprendizagem dos estudantes. Neste recorte delimitamos as entrevistas realizadas com as professoras, nos possibilitando refletir sobre o problema da formação continuada em relação a avaliação da aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, conforme Flick (2009). Já, os instrumentos de coleta de dados foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. As conclusões mostraram que a avaliação utilizada pelas educadoras colabora de modo considerável para o bom desempenho educacional. O resultado mostra, também, que elas estão em constante desenvolvimento qualitativo em sua formação. Também nos revela por meio dessas análises que essas professoras carecem de uma formação continuada alinhada as suas reais necessidades e que contribua significativamente sobre sua prática avaliativa de forma reflexiva, oportunizando diálogo, troca de experiência, além de adquirir novos conhecimentos por meio da formação.

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Publicado

21-06-2021

Como Citar

MATOS GOSS, Lucia Helena; GROSCH, Maria Selma. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE 4.º E 5.º ANO ACERCA DE TEORIAS E PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2867. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2867. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos