EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELO CLUBE DE LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2856

Palavras-chave:

Educação estética, Leitura do literário, Educação Básica, Clube de leitura.

Resumo

Este artigo diz respeito a uma proposta de investigação sobre leitura na Educação Básica por meio de clube de leitura. O seu objetivo é discutir como o clube de leitura pode potencializar a educação estética no espaço cultural da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos(as) do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, no contraturno. Os instrumentos de coleta de dados foram imagens (fotografias e vídeos) e planejamentos das pesquisadoras. As análises dos planejamentos foram feitas segundo a análise de conteúdo de Franco (2008), e as imagens foram analisadas segundo a metodologia de Barthes (1984). O projeto fundamentou-se segundo pesquisas de Petit (2020), Neitzel, Pareja e Krames (2020), Larrosa (2016), Schiller (2002), entre outros. Os resultados apontam que o clube de leitura, para além da formação de leitores, pode ser espaço de mediações sensíveis para que a escola seja território da educação estética.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em literatura pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Líder do grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa sobre leitura e educação estética.

Aléxsandre de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduação em História. Bolsista de Iniciação científica PIBIC. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

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Publicado

21-06-2021

Como Citar

NEITZEL, Adair de Aguiar; OLIVEIRA, Aléxsandre de. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELO CLUBE DE LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2856. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2856. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos