EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELO CLUBE DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2856Palavras-chave:
Educação estética, Leitura do literário, Educação Básica, Clube de leitura.Resumo
Este artigo diz respeito a uma proposta de investigação sobre leitura na Educação Básica por meio de clube de leitura. O seu objetivo é discutir como o clube de leitura pode potencializar a educação estética no espaço cultural da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos(as) do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, no contraturno. Os instrumentos de coleta de dados foram imagens (fotografias e vídeos) e planejamentos das pesquisadoras. As análises dos planejamentos foram feitas segundo a análise de conteúdo de Franco (2008), e as imagens foram analisadas segundo a metodologia de Barthes (1984). O projeto fundamentou-se segundo pesquisas de Petit (2020), Neitzel, Pareja e Krames (2020), Larrosa (2016), Schiller (2002), entre outros. Os resultados apontam que o clube de leitura, para além da formação de leitores, pode ser espaço de mediações sensíveis para que a escola seja território da educação estética.Downloads
Publicado
21-06-2021
Como Citar
NEITZEL, Adair de Aguiar; OLIVEIRA, Aléxsandre de. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELO CLUBE DE LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2856. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2856. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Adair de Aguiar Neitzel, Aléxsandre de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.