PRÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS: UM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2853Palavras-chave:
Ensino, Experiências, Educação de professoresResumo
Os contextos de ensino de línguas adicionais vêm se diversificando na contemporaneidade e, dentre eles, está o crescente ensino de língua inglesa (LI) para crianças (CIRINO; DENARDI, 2019). Neste trabalho, apresentamos um levantamento bibliográfico exploratório de relatos de pesquisas sobre práticas no ensino de línguas adicionais para crianças nos contextos da Educação Infantil e/ou no Ensino Fundamental I. O enfoque recai sobre trabalhos empíricos recentes que reportam experiências no ensino e na formação de professores de línguas para crianças. De natureza qualitativa, este trabalho inscreve-se no âmbito da Linguística Aplicada na medida em que se preocupa com questões de uso da linguagem (CAVALCANTI, 1986) relativas a ações afirmativas e a práticas de sala de aula. Os resultados apontam a predominância da LI em relação às demais línguas, bem como uma variação em termos de temáticas de ensino e ações de educação de professores, objetivos de pesquisa, resultados e/ou impactos das pesquisas para as comunidades escolares investigadas.Downloads
Publicado
21-06-2021
Como Citar
SELBACH, Helena Vitalina; ROBAINA, Natália Lopes; HOFFMANN, Daniel Henrique. PRÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS: UM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2853. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2853. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Helena Vitalina Selbach, Natália Lopes Robaina, Daniel Henrique Hoffmann
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