AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2827Palavras-chave:
Representações Sociais, BNCC, Professores, Educação Física Escolar.Resumo
O presente estudo teve por objetivo descrever e analisar as representações sociais dos professores de Educação Física da rede municipal de Gravataí/RS, diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que se utilizou de questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas destinados aos professores desta área de conhecimento das escolas das regiões distritais desse município. Os resultados mostraram que os profissionais de Educação Física encaram como principais dificuldades os fatores associados à estrutura física e/ou materiais das escolas, além da falta de domínio em certos conteúdos, apresentando, também, críticas e opiniões contrastantes a respeito do documento. Todavia, os professores participantes reconhecem a importância da BNCC, principalmente em razão da padronização do ensino, a adição de elementos específicos das habilidades e competências abordadas, além de uma melhor organização e orientação para os docentes.Downloads
Publicado
21-06-2021
Como Citar
LIMA DOS SANTOS, Carlos Eduardo; DA SILVA PEREIRA FILHO, Ednaldo. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2827. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2827. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Eduardo Lima dos Santos, Ednaldo da Silva Pereira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.