DESAFIOS DO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO GÊNERO RESENHA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2825Palavras-chave:
Ensino da escrita acadêmica, Resenha, Educação a distância, Uso de ferramentas tecnológicas, Interação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de abordagem do gênero textual/discursivo resenha em contexto de educação a distância que envolve a interação, a diversidade de materiais e o uso de ferramentas tecnológicas. Partindo do entendimento de que a aprendizagem da escrita de um gênero textual/discursivo se dá por meio do contato com exemplares desse gênero, da leitura e análise desses exemplares e da constante revisão e reescrita, organizamos um conjunto de seis aulas para contemplar todas essas ações. As atividades propostas nessas aulas consistiram em leitura e análise de resenhas, apropriação de estratégias para sua elaboração, especificidades da resenha de obra cultural e da resenha acadêmica, escrita, avaliação do texto de um colega e reescrita de resenha, e sua materialização contou com o uso de algumas ferramentas disponibilizadas na plataforma Moodle. O desempenho dos estudantes nas atividades de escrita acadêmica desenvolvidas em turmas dos semestres 2019A e 2019B no componente curricular Leitura e Produção de Textos, bem como suas autoavaliações do processo de aprendizagem da resenha são indicativos da efetividade de nossa proposta de abordagem desse gênero.Downloads
Publicado
21-06-2021
Como Citar
ZANATTA, Flávia; KELLER, Garine Andréa; FUCHS, Juliana Thiesen. DESAFIOS DO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO GÊNERO RESENHA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2825. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2825. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Flávia Zanatta, Garine Andréa Keller, Juliana Thiesen Fuchs
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