GESTÃO ESCOLAR MILITARIZADA: UMA ANÁLISE JURÍDICO-ADMINISTRATIVA DO CASO DO TOCANTINS

Autores

  • Mariana Freiria Dallacqua Universidade Federal do Tocantins
  • Aline Sueli de Salles Santos

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2802

Resumo

A gestão escolar militarizada tem como uma de suas principais justificativas o anseio por disciplina. Atualmente, há 15 escolas estaduais geridas conforme o modelo no Tocantins, das quais 3 surgiram por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. O estudo pretende verificar se as estruturas normativas e administrativas das escolas estaduais militarizadas do Tocantins atendem os princípios constitucionais e legais da educação básica na qual se inserem. Para isso, propõe-se dissertar sobre o direito educacional, abordar o fenômeno da militarização e verificar a estrutura organizacional das escolas, isto é, como os militares nelas se inserem, além de contrastar as normativas e a estrutura escolar com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A metodologia utilizada é a dialética e a abordagem é qualitativa e de caráter exploratório, já que se vale principalmente da pesquisa documental, bibliográfica e do estudo de caso. Percebe-se que os militares assumem papel de protagonismo no seio escolar, ocupando cargos de coordenação e direção, e que a rigidez e as tradições apresentadas nos quartéis são transplantadas para as instituições, de modo a violar ou restringir, em certas situações, a liberdade de expressão, intimidade e vida privada dos alunos.

Biografia do Autor

Aline Sueli de Salles Santos

Doutora em Direito (UnB) e professora adjunta da UFT

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

DALLACQUA, Mariana Freiria; SANTOS, Aline Sueli de Salles. GESTÃO ESCOLAR MILITARIZADA: UMA ANÁLISE JURÍDICO-ADMINISTRATIVA DO CASO DO TOCANTINS. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2802. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2802. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos