EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PEDAGOGIA DE PROJETOS: BATENDO ASAS JUNTOS NA ESCOLA

Autores

  • Tiago Wagner Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2778

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Pedagogia de Projetos, Ensino

Resumo

O objetivo deste estudo foi propor e analisar possibilidades de articular, no contexto da Educação Infantil, a Educação Física com a proposta pedagógica de uma escola, a partir da Pedagogia de Projetos. A pesquisa foi realizada em uma escola do Vale do Rio Pardo/RS/BRA, a partir da abordagem qualitativa. Participaram do estudo a diretora, a supervisora e a professora da pré-escola. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação sobre a rotina da única turma da pré-escola do educandário e análise do Projeto Político Pedagógico, com a finalidade de compreender mais sobre a organização do contexto com relação a Educação Infantil e a Educação Física. Quanto à análise das informações, duas categorias emergiram: a) Educação Infantil e Educação Física no contexto investigado e b) escola e família contribuindo para um projeto de jogos e brincadeiras tradicionais na Educação Infantil. Com base nas categorias, foram pensadas práticas docentes em um projeto com o tema jogos e brincadeiras tradicionais, que envolveriam as famílias, a cultura das crianças e aprendizagens que transcendessem os muros da escola. Teve-se como resultado, propostas de ações para o projeto, como a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, a criação de jogos pintados no espaço da escola e a vivência de brincadeiras e jogos tradicionais.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

WAGNER, Tiago; NEUENFELDT, Derli Juliano. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PEDAGOGIA DE PROJETOS: BATENDO ASAS JUNTOS NA ESCOLA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2778. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2778. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos