(NOVO) ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS DE CONTRACONDUTA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2755

Palavras-chave:

Escola, Ensino Médio, neoliberalismo, contraconduta

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação realizada com o propósito de examinar possíveis ações de contraconduta vinculadas aos movimentos neoliberais que se fazem presentes em uma escola pública, mobilizadas pela emergência do Programa Novo Ensino Médio (PNEM) e por atividades pedagógicas. O material analisado é composto por questionários e registros de um Diário de Campo. As bases teóricas encontram-se no pensamento de Michel Foucault. O exame mostrou duas regularidades. A primeira refere-se às possibilidades de suspensão das finalidades utilitaristas da escola impostas pelo modelo empresarial. A segunda aborda tentativas de dissolução do narcisismo no ambiente escolar, pautados em contracondutas neoliberais. O estudo mostra que as marcas utilitaristas e narcisistas, engendradas pela racionalidade neoliberal, podem ser temporariamente suspensas, liberando a escola e os discentes para uma experimentação coletiva capaz de colocar a todos em situação de igualdade.

Biografia do Autor

Gicele Weinheimer, Professora da Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Filosofia (UFRGS) e Mestre em Educação (UFRGS)

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

21-06-2021

Como Citar

WEINHEIMER, Gicele; WANDERER, Fernanda. (NOVO) ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS DE CONTRACONDUTA NA ESCOLA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2755. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2755. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos