A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO DA DISCALCULIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1308Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem, Discalculia, Transtornos de aprendizagem.Resumo
O presente artigo aborda a discalculia e as percepções dos professores acerca desse transtorno e das possíveis mudanças dessas percepções após a participação em curso de extensão Universitária sobre a temática: Dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática: Acalculia e discalculia. A pesquisa tem abordagem qualitativa e pretendeu construir respostas à seguinte questão: “Para você o que é discalculia?” Participaram da investigação 23 sujeitos de pesquisa com formação inicial em diferentes cursos de licenciatura, entre eles, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Especial e Psicologia. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário respondido pelos participantes antes do curso e após o curso sobre transtornos de aprendizagem, com o objetivo de analisar as percepções prévias desses professores e o deslocamento dessas percepções após a participação no curso. Os depoimentos dos sujeitos de pesquisa foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), envolvendo a unitarização, categorização com vistas à descrição e interpretação. Os resultados mostram que antes da formação os professores atribuíam várias denominações e características à discalculia. Após a Formação Docente, essas categorias diminuíram para duas, evidenciando a necessidade que esses professores possuem de obter subsídios teóricos e práticos acerca desse tema. É possível mostrar que as respostas dadas ao pós-questionário convergiram para uma definição mais exata de discalculia, denominando-a como um transtorno ou distúrbio.Downloads
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Publicado
26-07-2017
Como Citar
THIELE, Ana Lúcia Purper; LARA, Isabel Cristina Machado. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO DA DISCALCULIA. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1308. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1308. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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