DETERMINAÇÃO DE CÁDMIO E CHUMBO EM SOLOS USADOS EM PLANTAÇÕES DE ERVA-MATE SEM E COM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO NA REGIÃO SUL DO PAÍS

Autores

  • Gabriela Delazari Poletti Univates
  • Eduardo Miranda Ethur Univates
  • Lucélia Hoehne Univates

Palavras-chave:

Erva-mate, Cádmio, Chumbo, Solos.

Resumo

A região Sul do Brasil é considerada a maior consumidora de chimarrão, no entanto, essa cultura vem se expandindo aos outros estados do país e a países vizinhos. A presença de metais pesados em erva-mate, acima dos limites definidos pelo Decreto 14/013 do Mercosul, mobilizou o setor industrial ervateiro no Brasil, no sentido de efetuar análise nos estados produtores e na cadeia produtiva, com o objetivo de constatar possíveis alterações relacionadas aos níveis de cádmio e chumbo. O presente trabalho teve como objetivo analisar solos das principais regiões produtoras de erva-mate do sul do país. Foram analisadas amostras de solo virgem, com adubação orgânica e com adubação química, nas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A determinação dos metais foi realizada por espectrometria de absorção atômica com chama. De acordo com os resultados, foram encontradas concentrações de chumbo relativamente maiores nos estados de Santa Catarina e Paraná em solos virgens. Já para o cádmio, as concentrações ficaram semelhantes nas três regiões.

Biografia do Autor

Gabriela Delazari Poletti, Univates

aluna de graduação de Química Industrial

Eduardo Miranda Ethur, Univates

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor do Centro Universitário UNIVATES. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, Síntese Orgânica e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atualmente, trabalha principalmente nos seguintes temas: estudo químico e atividade biológica de extratos vegetais e química de alimentos.

Lucélia Hoehne, Univates

ossui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004), graduação em Formação Pedagógica - Licenciatura em Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2010), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e doutorado em Química - área de Concentração em Química Analítica, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Atualmente é coordenadora do curso de Química Industrial, professora do programa de pós-graduação em Biotecnologia, professora dos cursos de Química Industrial, Biomedicina, Licenciatura em Ciências Exatas e Engenharias do Centro Universitário Univates - Univates (Lajeado), coordenadora dos projetos de pesquisa intitulados de: Detecção e Remoção de Micropoluentes em Sistemas de Captação de Águas Superficiais e Efluentes (com a Finep) e Bioprodução de hidrolisados protéicos e avaliação de metais pesados em farinha de minhoca e em biossólidos a partir de vermicompostagem vertical. Ainda, tem experiência na área de Química em tratamento de resíduos, técnicas espectrométricas de análise e preparo de amostras. Ademais, tem experiência na indústria de tabaco, atuando como química responsável pelo controle de qualidade.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

POLETTI, Gabriela Delazari; ETHUR, Eduardo Miranda; HOEHNE, Lucélia. DETERMINAÇÃO DE CÁDMIO E CHUMBO EM SOLOS USADOS EM PLANTAÇÕES DE ERVA-MATE SEM E COM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO NA REGIÃO SUL DO PAÍS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 4, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/437. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas