Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Orientações iniciais:



    • Os artigos devem estar vinculados à natureza da publicação e à temática de cada edição.

    • Não há remuneração pelos trabalhos publicados.

    • Para garantir a Avaliação Duplo Cega, no Passo “2. Transferência do manuscrito”, o autor deve enviar DOIS arquivos em formato de TEXTO EDITÁVEL (.doc, .odt...). UM com identificação de todos os autores (Artigo COM identificação) e OUTRO sem identificação dos autores (Artigo SEM identificação). O tamanho máximo por arquivo é 10MB.

  • A estrutura do artigo:


    a) Primeira página:



    • Título do estudo (na língua do artigo): centralizado, maiúsculo, fonte 14, negrito;

    • Nome(s) do(s) autor(es) com nota de rodapé informando referências acadêmicas (formação, titulação, instituição) e profissionais (cargo que ocupa), centralizado, separados por ponto e vírgula;

    • Resumo (na língua do artigo): 150 a 250 palavras (no máximo), em parágrafo único, devendo apresentar as seguintes informações: problema de pesquisa, objetivo geral, metodologia, principais resultados e a conclusão (considerações finais);

    • Palavras-chave na língua do texto;

    • A seguir, em língua estrangeira (preferencialmente inglês, alemão ou espanhol): 
      Title; Abstract; Keywords.

  • O formato do artigo:



    • Extensão de texto: 8 até 30 páginas (incluindo referências, apêndices e anexos);
      Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
      Espaçamento: Um e meio, exceto o conteúdo da primeira página;
      Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm). Margens: 2 cm (direita e inferior) e 3 cm (superior e direita);

    • As referências devem seguir os padrões da ABNT (NBR 6023/2018) e estarem dispostas em ordem alfabética, de acordo com o sistema utilizado para citação no texto (SISTEMA AUTOR-DATA, NBR 10520/2002), no final do trabalho;

    • As normas de formatação gerais devem seguir as diretrizes do APÊNDICE A – ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO TÉCNICO E/OU CIENTÍFICO PELA ABNT (páginas 328 até 334). In: CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação [recurso eletrônico]. 5. ed. Lajeado, RS: Editora Univates, 2023. Disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/402>.

  • Observações:



    • O Conselho Editorial da Revista reserva-se o direito de pronunciar-se acerca de trabalhos enviados, avaliados ou situações diversas. A publicação não implica em espécie alguma de remuneração.

    • A qualidade da apresentação do trabalho, conteúdo e originalidade são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). O(s) autor(es), ao encaminharem os trabalhos, cedem à Univates os direitos de publicação, sem cobrança de valores ou de remuneração. Casos especiais serão discutidos pelo Comitê e/ou pelo Conselho Editorial do periódico.

  • Confirme que o manuscrito foi submetido exclusivamente a este periódico e não é publicado, no prelo ou submetido em outro lugar.

  • Confirme se toda a pesquisa atende às diretrizes éticas, incluindo a adesão aos requisitos legais do país do estudo.

Diretrizes para Autores

Os autores, na submissão de artigos e resenhas, devem verificar criteriosamente a política editorial da Revista. Os estudos que não se adequarem à política editorial, normas e formato de submissão serão devolvidos pela análise desk-review aos autores. A análise desk-review é realizada pela Equipe Editorial da Revista. A avaliação dos estudos aceitos pelo desk-review serão encaminhados para a avaliação por avaliadores ad hoc alheios à Equipe Editorial e à Instituição Editora. Caso o escrito tenha observações sobre correções linguísticas, ortográficas ou de conteúdo, o autor deverá realizá-las no prazo máximo de 30 dias. O não envio da versão ajustada no prazo estipulado, implica no arquivamento do artigo. Nota: A Revista não solicita valores no decorrer dos trâmites de encaminhamento, análise e publicação de trabalhos.

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