IMPACTO DO CAPITAL CULTURAL FAMILIAR SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i2a2025.4203Palavras-chave:
Escola, Família, Capital CulturalResumo
Este trabalho é baseado nos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Processos formativos em tempos de pandemia: as percepções da família sobre o ensino remoto”, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja/RS. O objetivo do artigo é analisar em que medida o capital cultural familiar influi sobre os processos educativos em tempos de pandemia, por meio de uma coleta de dados realizada com pais e/ou responsáveis no acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s), durante o ensino remoto. A amostra representativa desta pesquisa inclui dez escolas, nove públicas e uma privada da cidade de São Borja/RS. Contudo, para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se a análise dos materiais coletados de cinco das escolas referidas acima, pela aproximação das falas em relação as estratégias utilizadas pelas famílias. A análise traz à lume a medida que o capital cultural familiar influi sobre o desempenho escolar. As evidências articulam-se na compreensão de que a família, ao reconhecer a importância da educação para a vida escolar dos filhos, utiliza-se de determinadas estratégias para potencializar o desempenho escolar dos filhos. Tais estratégias estão relacionadas à situação objetiva da família que imprime um conjunto específico de investidas diante dos processos educativos vivenciados durante o ensino remoto, o que reforça a tese do impacto do capital cultural familiar no desempenho escolar. Com base nos participantes da pesquisa, pode-se concluir que, durante a pandemia, a transmissão doméstica do capital cultural tornou o ensino remoto possível, pavimentando um itinerário que dispôs de tempo, recurso financeiro e condições objetivas.
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