CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA–RR SOBRE A INSERÇÃO DA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Edson Roberto Oaigen Centro Universitário UNIVATES
  • Tania Bernard
  • Claudia Alves Souza
  • Rosana Machado

Palavras-chave:

Formação do professor. Ensino de Ciências. Iniciação à educação científica.

Resumo

O presente estudo, realizado com os professores das escolas municipais de Boa Vista-RR, analisa as concepções de professores de séries iniciais sobre (1) o ensino de Ciências, (2) Pesquisa Científica enquanto processo de iniciação à pesquisa e, (3) conteúdos/estratégias necessárias ao processo de formação inicial para a efetivação de uma práxis direcionada à Iniciação à pesquisa científica. A metodologia qualitativa/quantitativa adotada valeu-se de um questionário com questões abertas enquanto instrumento de coleta de dados, aplicado para 80 professores que estão em final de formação no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima em convênio com a Prefeitura Municipal. Os principais resultados obtidos indicaram a necessidade de uma formação mais profunda na área de pesquisa no ensino de Ciências, principalmente como uma abordagem interdisciplinar.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

OAIGEN, Edson Roberto; BERNARD, Tania; SOUZA, Claudia Alves; MACHADO, Rosana. CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA–RR SOBRE A INSERÇÃO DA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 5, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/368. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas