AVALIAÇÃO DO EVENTO FEIRAS DE CIÊNCIAS: ASPECTOS CIENTÍFICOS, EDUCACIONAIS, SOCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS
Palavras-chave:
Feiras de ciências. Avaliação das feiras de ciências. Iniciação à educação científica e educação científica.Resumo
A pesquisa realizada teve por objetivo principal analisar as opiniões dos alunos-expositores e respectivos professores orientadores sobre o processo que envolve uma Feira Ciências, possibilitando realizar uma avaliação global dos objetivos propostos por esse evento, e reforçar a sua realização e principalmente melhorar o trabalho e o processo Feira de Ciência. Acredita-se que a qualidade não é apenas uma questão de atender a um determinado padrão, mas sim um processo vivo e dinâmico de melhoria constante. Entretanto, as escolas, em sua maioria, têm executado currículos formais e extremamente burocráticos que não permitem aos educandos momentos para compartilharem suas experiências diárias, expressarem a sua visão crítica dos fatos e exporem a sua criatividade. Ocorre, assim, uma situação dicotômica, em que, de um lado, tem-se a necessidade de formação da cidadania num processo permanente e dinâmico e, de outro, está a escola da reprodução de conhecimentos, valendo-se do paradigma da escola tradicional.Downloads
Publicado
30-12-2013
Como Citar
OAIGEN, Edson Roberto; BERNARD, Tania; SOUZA, Claudia Alves. AVALIAÇÃO DO EVENTO FEIRAS DE CIÊNCIAS: ASPECTOS CIENTÍFICOS, EDUCACIONAIS, SOCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 5, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/367. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2013 Edson Roberto Oaigen, Tania Bernard, Claudia Alves Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.