USO DA CROMATOGRAFIA EM PAPEL PARA REVELAR AS MISTURAS DE CORES DAS CANETINHAS TIPO HIDROCOR EM DIFERENTES FASES ESTACIONÁRIAS

Autores

  • Lucélia Hoehne Univates
  • Rosecler Ribeiro Univates

Palavras-chave:

Cromatografia em papel. Feira de ciências. Separação de cores.

Resumo

A cromatografia em papel é um método de separação usado para verificar a composição de algumas amostras orgânicas usando uma fase móvel, como um reagente orgânico e uma fase estacionária, como papel. Como este método é de fácil manuseio e resposta rápida, pode ser usado com estudantes em experimentos em feiras de ciência. Dessa forma, este artigo tem o intuito de aplicar a cromatografia em papel para verificar a composição de cores das canetinhas tipo hidrocor usando diferentes fases estacionárias. Para isso, será necessário o uso de um frasco incolor de vidro, papel filtro, papel ofício, sulfite 60, álcool etílico e canetinhas do tipo hidrocor. Essa atividade tem a pretensão de auxiliar professores e estudantes na aplicação de práticas em ciências exatas.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

HOEHNE, Lucélia; RIBEIRO, Rosecler. USO DA CROMATOGRAFIA EM PAPEL PARA REVELAR AS MISTURAS DE CORES DAS CANETINHAS TIPO HIDROCOR EM DIFERENTES FASES ESTACIONÁRIAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 5, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/366. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas