RESERVATÓRIO AUTOMATIZADO DE FLUÍDOS

Autores

  • Antonio Marcos da Silva SENAI
  • Karolina Amanda Schubert SENAI
  • Douglas Alan Schons SENAI
  • Leonardo Augusto Zanatta SENAI
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES

Palavras-chave:

Sensor capacitivo. Reservatório automatizado de fluídos. Controle de nível. Controlador lógico programável. Bombas de injeção de combustível.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a automação de um processo de armazenamento e transferência de fluídos, desenvolvido no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – CEP Senai - Lajeado por três alunos do Curso de Eletricista de Manutenção com Ênfase em Automação Industrial, sob orientação do professor. Os materiais utilizados para a montagem e o funcionamento do sistema automático foram: um Controlador Lógico Programável (CLP), nove sensores capacitivos PNP, três reservatórios de água, duas bombas de injeção de combustível de automóvel, duas fontes ajustáveis de tensão contínua. O sistema proposto foi construído ao longo de três meses e supriu as necessidades, funcionando com bastante precisão para a finalidade o que fora desenvolvido.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

SILVA, Antonio Marcos da; SCHUBERT, Karolina Amanda; SCHONS, Douglas Alan; ZANATTA, Leonardo Augusto; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. RESERVATÓRIO AUTOMATIZADO DE FLUÍDOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 5, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/361. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas