PROBLEM AND PROJECT BASED LEARNING: METODOLOGIAS DE SALA DE AULA ALINHADAS AO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Fabrício Pretto Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3269

Palavras-chave:

pbl, ensino, projetos

Resumo

As práticas de ensino têm evoluído e se aproximado cada dia mais das necessidades do mercado de trabalho. O conhecimento científico e formal é fundamental para formação do indivíduo, no entanto, as habilidades de relacionamento interpessoal, gestão de tempo, organização de tarefas e trabalho em grupo têm se destacado como diferenciais em sala de aula e ambientes de trabalho. Neste artigo será apresentado um relato de experiência de um modelo de aprendizagem que faz uso de metodologias ativas com base em problemas e projetos, e conceitos de teoria e prática aplicadas às disciplinas de programação de computadores. São pontos-chave dessa proposta o papel ativo do estudante, entregas periódicas do projeto e o problema.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ciência da Computação Professor Universidade do Vale do Taquari - Univates - Lajeado Atuante nos cursos presenciais de Engenharia de Software e Engenharia da Computação. Professor e conteudista dos cursos de informática EAD da IES. Coordenador do projeto de extensão Robótica Educacional.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

PRETTO, Fabrício. PROBLEM AND PROJECT BASED LEARNING: METODOLOGIAS DE SALA DE AULA ALINHADAS AO MERCADO DE TRABALHO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3269. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3269. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas