ESCOLA PÚBLICA ATUAL OU CÍVICO-MILITAR? COM A PALAVRA PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE VILA RICA/MT
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3123Palavras-chave:
Comunidade escolar, Militarização, Modelos de gestão.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as percepções dos professores e estudantes de uma escola pública mato-grossense sobre o significado da escola pública atual e a possibilidade de militarização desse espaço educativo. O estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, ocorreu em janeiro de 2020 e que envolveu 29 investigados, professores e estudantes de uma escola pública de Vila Rica/MT. Como instrumento de coleta dados, foi utilizado um questionário contendo 4 questões abertas. Ampla maioria dos investigados considera a escola pública atual como um espaço democrático e de livre pensamento, capaz de formar cidadãos críticos para viver em sociedade. Poucos estudantes manifestaram que gostariam que essa escola adotasse o modelo cívico-militar. Logo, essa reflexão precisa ser aprofundada, para que somente após compreender sobre os modelos de escola do sistema educacional brasileiro (atual e cívico-militar) a comunidade escolar consiga ter maturidade para escolher a melhor maneira da educação acontecer.Downloads
Publicado
30-09-2022
Como Citar
MÉDICI, Mônica Strege; MÉDICI, Domenico dos Santos; LEÃO, Marcelo Franco. ESCOLA PÚBLICA ATUAL OU CÍVICO-MILITAR? COM A PALAVRA PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE VILA RICA/MT. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3123. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3123. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2022 Mônica Strege Médici, Domenico dos Santos Médici, Marcelo Franco Leão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.