AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3122Palavras-chave:
Comportamento estudantil, Indisciplina, Relações interpessoais.Resumo
O contexto escolar é múltiplo e dinâmico, pois nele estão inseridos diferentes atores que se inter-relacionam. Relações permeadas por um conjunto de regras estabelecidas cujo não cumprimento, pode ser entendido como indisciplina escolar. A presente investigação teve como objetivo analisar percepções de um grupo de professores, de uma escola pública mato-grossense, sobre a gravidade da indisciplina escolar e como lidar com ela. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa, ocorrida nos últimos meses de 2019. Ao todo, participaram da pesquisa 17 professores de uma escola estadual do município de Vila Rica/MT. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 10 (dez) questões fechadas, cujos resultados foram tabulados em gráficos e discutidos com base no referencial teórico. Cada questão era referente a algum aspecto da conduta do estudante relacionado com a indisciplina escolar. Para avaliar tais aspectos, foram utilizadas quatro escalas de gravidade: nada grave, pouco grave, grave e muito grave. Pelos resultados analisados é possível inferir que os professores consideram como casos mais graves de indisciplina do comportamento estudantil: incentivar os colegas ao mau comportamento e insultar ou ameaçar o(a) professor (a). Por outro lado, atos de conversar com os colegas, interromper explicações do professor ou divergir do que ele falou não são considerados, pela maioria dos professores, comportamentos indisciplinados. Após a análise dos dados, torna-se possível considerar que, para os(as) professores(as), as discussões sobre indisciplina escolar proporcionam reflexões importantes acerca desse fenômeno, possibilitando a esses atores sua compreensão e possivelmente, subsídios para minimizar seus impactos na aprendizagem dos estudantes.Downloads
Publicado
30-09-2022
Como Citar
MÉDICI, Domenico dos Santos; MÉDICI, Mônica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3122. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3122. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais