O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE O APRENDER?

Autores

  • Tauana Da Rosa Dutra Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fabiane Olegário

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.2948

Palavras-chave:

Crianças, Pedagogia, Aprender

Resumo

O presente artigo resulta de uma investigação realizada no curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado/RS. Tal análise objetivou compreender o que as crianças dizem sobre o aprender. Como guia teórico-prático, deleita-se sobre a ideia de transver de Barros (2008) para pensar em outras possibilidades para o aprender, além daquelas a que estamos habituados, em nosso cotidiano. Em companhia de Barros (2008), a pesquisa contou com os estudos de Larrosa e Rechia (2018). No que tange à metodologia, a pesquisa utilizou a cartografia (PASSOS; BARROS, 2009), e como procedimento metodológico foi utilizado o diário de campo, a fim de registrar os passos da pesquisa e os três encontros com crianças em idade escolar. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que há muitas perspectivas sobre o aprender através da ótica das crianças, que em sua maioria estão vinculadas à escola.

Biografia do Autor

Tauana Da Rosa Dutra, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica do curso de pedagogia.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

DUTRA, Tauana Da Rosa; OLEGÁRIO, Fabiane. O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE O APRENDER?. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.2948. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2948. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais