QUEM SÃO OS/AS CONDUTORES/AS COM CNH NO RIO GRANDE DO SUL? QUESTÕES PARA A PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

Autores

  • Bárbara Bernardy UNIVATES
  • Priscila Pavan Detoni

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.1883

Palavras-chave:

Psicologia do Trânsito, Condutores/as, Gênero, Idade, Prevenção

Resumo

O comportamento humano é o foco da Psicologia do Trânsito e torna-se fundamental conhecê-lo para a elaboração de medidas de prevenção e promoção na mobilidade urbana. Neste sentido, este estudo tem como objetivo conhecer quem são os condutores com carteira nacional de habilitação (CNH) através de dados sociodemográficos, para que a Psicologia do Trânsito possa atuar no Estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado o método quantitativo, com análise do banco de dados do departamento estadual de trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN/RS), mantido pela companhia de processamento de dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS), referente aos dados sobre idade e gênero dos condutores e números de infrações e acidentes do ano de 2017. Os resultados mostram que a maioria dos condutores são do gênero masculino, com idade entre 31 a 35 anos e idosos com mais de 65 anos, os condutores que mais cometem infrações são do gênero masculino com idade entre 26 a 40 anos e o maior índice de acidentes com vítimas fatais envolve homens com idade entre 21 a 29 anos. Evidenciou-se carência de pesquisas na área, e necessidade de maior prevenção na área da Psicologia do Trânsito focada na população jovem e masculina.

Biografia do Autor

Bárbara Bernardy, UNIVATES

Departamento de Psicologia - área Psicologia do Trãnsito

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

BERNARDY, Bárbara; DETONI, Priscila Pavan. QUEM SÃO OS/AS CONDUTORES/AS COM CNH NO RIO GRANDE DO SUL? QUESTÕES PARA A PSICOLOGIA DO TRÂNSITO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.1883. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1883. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais