UMA ANÁLISE LIBERAL DOS VOUCHERS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.1882Palavras-chave:
Vouchers, Milton Friedman, Ensino PúblicoResumo
Este artigo se debruça sobre a proposta de Vouchers educacionais sob três focos: enquanto tece um (a) rastreio histórico do desenvolvimento dessa proposta, (b) esmiúça seus componentes e, por fim, traz uma (c) crítica liberal, quase em tom de ensaio, sobre essas premissas e a ideia dos vales educacionais. Não se preocupa, no entanto, com análises de experiências; as linhas que se encerram aqui devem ser vistas como um prólogo que cuida de delimitar os conceitos envolvidos na discussão. Produto de uma pesquisa bibliográfica sobre os principais autores – nomeadamente Thomas Paine em The Rights of Man (1945), Stuart Mill em On Liberty (2001) e Milton Friedman em Capitalism and Freendon (1982) e Free to Choose (1980) –, e de carácter exploratório, justifica-se na contribuição para a pluralidade de ideias sobre o financiamento de instituições de ensino e no movimento de trazer propostas e discussões liberais à academia. O trabalho adota uma perspectiva de compreender a evolução da proposição através dos autores supracitados, mas estrutura a proposta, principalmente, com os textos de Milton Friedman; por ser ele que dá as mais importantes contribuições à estruturação da proposição: primeiro em Capitalism and Freendon (1982) e depois, com Rose D. Friedman, em Free to Choose (1980). Conclui-se com a pesquisa que, apesar do produto dos vouchers ser um patente incremento da competividade no mercado educacional com o fim do financiamento direto para escolas, tal proposição não pode ser considerada como liberal por não recusar o financiamento público do ensino e, com efeito, ter o Estado como normatizador dos currículos nacionais, além de, ainda que não mais concorde com a educação compulsória, justificá-la como consequência da premissa dos conhecimentos mínimos dos indivíduos que integram a sociedade.Downloads
Publicado
30-08-2019
Como Citar
SILVA DANTAS, Júlio César da; MEDEIROS, Diego Santos de; ARAÚJO, Marciano Goveia de; MELO, Wallison de. UMA ANÁLISE LIBERAL DOS VOUCHERS EDUCACIONAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.1882. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1882. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2019 Júlio César da Silva Dantas, Diego Santos de Medeiros, Marciano Goveia de Araújo, Wallison de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.