Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - PERFIL PROFISSIONAL (9413215)
MODELOS DE GESTÃO (3453241)
Carga Horária: 80
Ementa: Compreensão dos pressupostos e dos fundamentos dos ambientes de gestão.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - PERFIL PROFISSIONAL (9413215)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das habilidades, competências e atribuições profissionais.
Co-requisitos:
MODELOS DE GESTÃO (3453241)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo sobre os fundamentos de economia e seus impactos nos ambientes nacional e internacional.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413216)
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo dos conceitos, métodos e procedimentos básicos da matemática e da estatística.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413216)
ECONOMIA (3141211)
Carga Horária: 40
Ementa: Utilização de subsídios teóricos e método científico para sua resolução de problemas organizacionais.
Co-requisitos:
ECONOMIA (3141211)
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo dos cálculos financeiros e da forma de elaboração de controles financeiros utilizados na análise e na tomada de decisão de negócios pessoais ou corporativos.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇOS (9413228)
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudos sobre os fundamentos de marketing e suas aplicações.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇOS (9413228)
CÁLCULOS DE FINANÇAS (3431231)
Carga Horária: 40
Ementa: Práticas de identificação, análise e solução de problemas em serviços.
Co-requisitos:
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
CÁLCULOS DE FINANÇAS (3431231)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das bases contábeis e mercadológicas, bem como metodologias para a formação do preço de venda de bens e serviços aos diversos clientes.
Co-requisitos:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413217)
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL, TRABALHISTA E TRIBUTÁRIA (3805208)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da legislação empresarial, trabalhista e tributária e sua aplicação nas atividades das organizações.
Co-requisitos:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413217)
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (2413201)
Carga Horária: 40
Ementa: Compreensão da função dos sistemas de informações no ambiente empresarial.
Co-requisitos:
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL, TRABALHISTA E TRIBUTÁRIA (3805208)
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (2413201)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do comportamento dos indivíduos e grupos em situação de trabalho e seus impactos no ambiente empresarial.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - COMPLIANCE (9413229)
GESTÃO DE VENDAS E ATENDIMENTO (2413202)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das metodologias e técnicas envolvidas na gestão de vendas e atendimento nos diversos formatos disponíveis, tanto presencial, como digital.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - COMPLIANCE (9413229)
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (3456217)
Carga Horária: 40
Ementa: Compreensão do compliance como premissa para negócios e transações comerciais e financeiras.
Co-requisitos:
GESTÃO DE VENDAS E ATENDIMENTO (2413202)
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (3456217)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos canais de distribuição como elementos estratégicos em marketing.
Co-requisitos:
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
GESTÃO DE EQUIPES E AUTOGESTÃO (3456225)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da gestão de equipes e da autogestão.
Co-requisitos:
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING (3421224)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo e compreensão dos aspectos que envolvem a liderança e as negociações.
Co-requisitos:
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING (3421224)
GESTÃO DE EQUIPES E AUTOGESTÃO (3456225)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos:
JOGOS DE EMPRESAS (3453285)
GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES (2413203)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo dos diferentes formatos e estratégias na gestão do relacionamento com clientes, online e offline.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453401)
JOGOS DE EMPRESAS (3453285)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da simulação empresarial como ferramenta de compreensão do funcionamento do todo e das partes de uma organização, bem como suas interconexões.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453401)
GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES (2413203)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413237)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 80
Ementa: Compreensão dos métodos e técnicas aplicados à pesquisa em marketing.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413237)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da relação entre o planejamento da carreira e o desenvolvimento das competências do profissional.
Co-requisitos:
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Co-requisitos:
PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413237)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
Carga Horária: 80
Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.