A VIDA ALÉM DA PAISAGEM: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE HISTÓRIAS DO MORRO GAÚCHO

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O Morro Gaúcho é classificado como uma elevação basáltica proeminente, situada ao norte do Município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. O local é um cartão postal do Vale, procurado para atividades de lazer e prática de esportes. Um fato de destaque em relação a essa atração turística, é a falta de informações. Não existem registros históricos, documentos oficiais ou informais sobre as histórias do Morro Gaúcho. Diante deste universo, essa pesquisa teve como objetivo produzir um audiovisual, em linguagem documental, a partir de narrativas contadas por moradores, com histórias reais e informações sobre o Morro Gaúcho. A pesquisa qualitativa utilizou a linguagem audiovisual para registrar histórias e lendas do local. Além disso, apresentou um diário da produção e captação, fundamentação teórica sobre o Jornalismo, linguagem audiovisual, documentário, produção mobile e plataformas digitais. Com base nesta pesquisa, concluiu-se que havia uma grande necessidade de documentar as histórias do Morro Gaúcho, passadas de geração em geração, para que não fossem esquecidas com o passar do tempo.

Morro Gaúcho is classified as a prominent basaltic elevation, located in the north of the city of Arroio do Meio, in the Vale do Taquari, interior of Rio Grande do Sul. It is a post card location of the Valley, sought after for leisure and the practice of sports. An important fact regarding this tourist attraction is the lack of information. There are no historical registrations, oficial or unofficial documents on the history of Morro Gaúcho. Due to this, this study had as an objective an audiovisual production, in audiovisual language, from the narratives told by locals, with real stories and information on Morro Gaúcho. The qualitative study used audiovisual language to register stories and legends of the place. Furthermore, it presented a production and captation diary, theoretical foundation on Journalism, audiovisual language, a documentary, mobile production and digital platforms. Based on this study, it was concluded that there was a big need to document the stories of Morro Gaúcho, passed on from generation to generation, so that they aren’t forgotten with the passing of time.
Palavras-chave
Jornalismo; Audiovisual; Documentário; Histórias; Morro Gaúcho; Journalism; Documentary; Stories
Citação
HALMENSCHLAGER, Roberta Stefani. A VIDA ALÉM DA PAISAGEM: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE HISTÓRIAS DO MORRO GAÚCHO. 2023. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3786.
Coleções